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Benefícios do amaranto

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O amaranto é um cereal cultivado na região dos Andes e no México.

Ele rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.

Por seu alto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outros cereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose.

Uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras.

O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares, maior do que as encontradas na aveia, no milho e no trigo.

O amaranto é uma fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E, que diminui os níveis de colestreol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado, encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no proceso anti-inflamatório do organismo.

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.

Comercializado em flocos naturais e com forma e consistência similares às da aveia, o amaranto  pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado a sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

Fonte: Aloe Vita (texto adaptado)

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