Angélica-chinesa combate endometriose e alivia TPM

-->
A angélica-chinesa (Angelica sinensis) é um tônico tradicional utilizado na Ásia como auxiliar do sistema reprodutor feminino. Contudo, os especialistas ocidentais continuam a discutir a eficácia da planta. Embora exista no estado selvagem na Ásia, a angélica-chinesa é também muito cultivada para fins medicinais na China (a espécie A. sinensis) e no Japão (a A. acutiloba), onde muitas mulheres a tomam diariamente para manter uma boa saúde em geral. A forma terapêutica mais espalhada deriva da raiz da A. sinensis, planta de caules ocos que pode atingir 2,5 m de altura e produz flores brancas. Entre os outros nomes da angélica-chinesa, figuram dang gui, dong quai e tang kuie.

Indicações principais

Trata problemas da menstruação e da menopausa.

Corrige os padrões anormais de hemorragia.

Alivia os sintomas da síndroma pré-menstrual (SPM).

Alivia as dores menstruais.

Reduz os afrontamentos da menopausa.

Diminui a secura vaginal associada à menopausa.

Outras indicações: ajuda a baixar a tensão arterial, pois dilata os vasos sanguíneos, facilitando ao coração o seu trabalho de bombear o sangue para todo o corpo – o que acarreta o benefício acrescentado de melhorar a circulação periférica.

Como atua

Pensa-se que a angélica-chinesa conserva o útero saudável e regulariza o ciclo menstrual. Pode também dilatar os vasos sanguíneos e aumentar o afluxo do sangue a vários órgãos. Porém, mesmo entre os especialistas das plantas medicinais, continuam a existir dúvidas sobre os seus benefícios. Uma das razões pelas quais a atividade da angélica-chinesa tem sido difícil de avaliar é o fato de ser muitas vezes tomada em combinação com outras plantas.

Nota

A angélica-chinesa não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que amamentam.

As pessoas que tomam fármacos anticoagulantes devem consultar um médico ou terapeuta antes de utilizarem a angélica-chinesa.

A angélica-chinesa pode agravar as menstruações com fluxo abundante e aumentar a sensibilidade da pele ao sol.

Possíveis efeitos secundários

A angélica-chinesa pode ter um ligeiro efeito laxante e aumentar o fluxo menstrual. Proteja-se do sol enquanto a tomar, pois a raiz contém compostos, os psoralenos, que tornam algumas pessoas mais sensíveis à luz do sol, podendo sofrer queimaduras graves.

Como tomar

Para aliviar a SPM, dores menstruais e afrontamentos, tomar diariamente 600 mg de extrato de angélica-chinesa. Pode-se obter o mesmo efeito tomando o equivalente em gotas de tintura. Em cápsulas, comprimidos ou líquido, os extratos devem ser normalizados para conter 0,8 a 1,1% de ligustilida. Como alternativa, pode-se tomar um preparado em que se combine a angélica-chinesa com outras plantas medicinais reguladoras da menstruação, como o anho-casto, o alcaçuz e o ginseng-da-sibéna. Para acabar com os sintomas da SPM, deve-se tomar a angélica-chinesa nos dias em que não estiver menstruada. Se sofrer também de dores menstruais, continue a usar a planta até a menstruação cessar. Para dores sem SPM, comece a tomar angélica-chinesa até a véspera do dia previsto para início da menstruação. Para afrontamentos, usar diariamente. O efeito desta planta pode demorar até dois meses para se revelar completamente.

Indicações de compra

Se pretende experimentar esta planta para dores menstruais ou sintomas da menopausa, compre mesmo angélica-chinesa ou japonesa (A sinensis ou A. acutiloba), pois as angélicas europeia (A. archangelica) e americana (A. atropurpúrea) têm ambas sido muito usadas para afecções respiratórias e perturbações do estômago, mas não demonstram efeitos reais no abrandamento dos problemas ginecológicos.

Fonte: Vida de Qualidade (texto adaptado) 

Depoimento de uma integrante da equipe do blog

Fazia um bom tempo que eu tinha cólicas e dor de cabeça no período menstrual. Resolvi usar a angélica-chinesa (Angelica sinensis) e em pouco tempo senti melhora. Comecei a tomar uma semana antes da menstruação e no período menstrual não senti nada. Pelo contrário, me senti muito bem e com muita disposição. Tomei duas xícaras ao dia. Comprei a angélica-chinesa na Mercearia Sim Sim. Ela vem em forma de raiz. Eu usei uma raiz para um litro de água. Faço o chá colocando a raiz e a água no fogo. Depois de ferver, espero dois minutos e desligo o fogo. Deixo amornar e tomo durante o dia. Para mim foi o melhor remédio/chá que tomei até hoje.   

Onde comprar

Mercearia Sim Sim: http://www.simsim.com.br/


Nenhum comentário: