Leite de castanha caseiro | Cura pela Natureza.com.br

Leite de castanha caseiro

-->

O leite de castanhas é uma das melhores alternativas para quem quer preparar receitas sem o uso do leite de vaca.

O leite de vegetais está cada vez mais presente nas prateleiras de supermercados e lojas de alimentos especiais. Além do já famoso leite de soja, é possível encontrar os leites de arroz, de aveia, de quinua e de amêndoas. Para aqueles que não gostam ou que não podem consumir o leite de soja, os leites vegetais são a alternativa mais próxima do leite animal. 

O leite de castanha tem sabor suave e é ótimo para ser adicionado a diferentes receitas. Sem falar que você tem uma alternativa mais barata, já que o preço dos leites de cereais é bem mais alto do que o leite comum ou mesmo o leite de baixa lactose. Veja algumas sugestões de receitas em que o leite de castanhas funciona bem.

Em bolos – é possível fazer uma substituição na mesma proporção do leite comum para várias receitas.

Em molhos cremosos salgados – você pode adicionar amido de milho, sal e noz-moscada para deixar a consistência mais próxima do creme de leite. Uma opção legal para fazer estrogonofe.

Na lasanha – você pode usar a mesma receita acima como substituição ao molho branco.

Batida de banana – essa realmente fica uma delícia. Bata uma banana em pedaços com um copo de leite de castanha. Adicione uma colher de chá de açúcar ou de mel.

Purê de batata ou de outros legumes – uma ótima opção. Você pode usar o leite de castanhas sem coá-lo e aproveitar a polpa da castanha que sobra do leite.

INGREDIENTES
8 castanhas-do-pará
500 ml de água morna

PREPARO
Bata as castanhas no liquidificador. Acrescente a água e bata novamente por mais alguns segundos até obter uma mistura leitosa. Coe com um coador de tela fina. Guarde a polpa da castanha que sobrou para usar em outros pratos.

MINGAU COM LEITE DE CASTANHAS
400 ml de leite de castanhas coado
3 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema (opcional)
Canela em pó a gosto

PREPARO
Dissolva o amido de milho no leite. Acrescente a essência de baunilha. Em outro recipiente, bata ligeiramente a gema com açúcar e adicione a mistura do leite de castanhas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Sirva quente com canela em pó.

Dica: eu também preparei o mingau na versão sem a gema de ovo. Não fica tão saboroso, mas é possível preparar da mesma forma, sem alteração da receita.

Rendimento: 1 porção

Esta receita foi elaborada sem lactose, sem proteína láctea, sem soja e sem glúten.

Fonte do texto e da imagem: Sem Lactose (texto adaptado)



-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

2 comentários:

Ton Cruz escultor disse...

gostei muito da dica...vou fazer

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se deve ser consumido na hora ou pode ser armazenado em geladeira e por quanto tempo?