Tratamento natural da sinusite | Cura pela Natureza.com.br

Tratamento natural da sinusite

-->
Nos ossos que formam o rosto, existem cavidades chamadas seios da face, que se comunicam com as narinas. Em períodos de resfriado, quando existe catarro, a ligação fica prejudicada, as secreções se acumulam e bactérias encontram ali um campo fértil para desenvolvimento. Então surgem a inflamação e a dor de cabeça.

Como evitar a inflamação dos seios faciais

1. Asseie o nariz de maneira correta - uma narina de cada vez. Isso impede que, com a pressão aumentada pela força, bactérias sejam levadas aos seios faciais.

2. Mantenha o nariz desobstruído, tomando providências imediatas ao menor sinal de entupimento.
3. A ingestão de muito alimento cozido, de açúcar e refinados em geral predispõe o organismo a gripes frequentes. Certos organismos são sensíveis à proteínas de origem animal, carne, queijo, leite e ovo. Procure alimentar-se devidamente com suco de fruta em jejum, antes da primeira refeição e ao deitar.
4. Procure se vestir de acordo com a estação e evite tecidos sintéticos.
5. Observe o exercício e o repouso, procurando equilibrar os dois extremos.
6. Evite resfriados e gripes seguindo uma vida de acordo com os princípios naturais.

Alimentação
O regime vegetariano resulta em menos resíduos tóxicos, é mineralizante e oferece a oportunidade para um bom aproveitamento das vitaminas. Comer com critério evita problemas de fermentação, um dos maiores responsáveis pelo não aproveitamento das vitaminas pelo organismo.
Para fortalecer o organismo, beba, em jejum e ao deitar, um copo de suco, preferencialmente de uva, caju, goiaba, pitanga, limão, cenoura, laranja, abacaxi e acerola.

Tratamento
Massageie o local da dor com um unguento feito com 3 colheres de óleo de camomila, ½ colher de óleo de eucalipto, ½ colher de óleo de menta, ½ colher de óleo de cânfora.
Faça vapor no rosto e na cabeça com chá de eucalipto, de orégano, de broto de pinheiro ou de menta. Durante o vapor, abra os olhos, aspire o ar úmido, abra a boca e aspire a umidade.
Faça banho de contraste: encha as mãos com água aquecida e mantenha o rosto o tempo que suportar (três minutos); depois, imediatamente, repita o processo usando água fria, rápido. Repita seis ou mais vezes.

Soros para desobstruir o nariz

Receita 1

100 ml de água filtrada e fervida
1 colher de chá de sal marinho
1 pitada de bicarbonato
Misturar tudo, colocar em vidro de conta-gotas e pingar uma gota em cada narina quatro vezes ao dia.

Receita 2

Meia buchinha-do-norte (Luffa operculata)
500 ml de álcool
Limpar bem a buchinha-do-norte, cortar e colocar no álcool. Deixar em infusão por 15 dias em lugar escuro e coar.
Diluir 20 gotas da tintura em 50 gotas de água filtrada ou soro fisiológico. Pingar uma gota em cada narina pela manhã e à noite até melhorar.

Receita 3

Ferver por 10 minutos 1/8 de um fruto seco de buchinha-do-norte em 200 ml de água mineral durante 10 minutos.
Pingar uma gota em cada narina seguido de vaporização (com água quente ou no banho, preferencialmente em piscina aquecida). A dosagem varia dependendo do caso:
  • dor de cabeça + febre + catarro esverdeado - 4 vezes ao dia;
  • catarro esverdeado - 3 vezes ao dia;
  • catarro amarelado - 2 vezes ao dia;
  • catarro esbranquiçado ou translúcido - 1 vez ao dia.
Caso o vapor não seja realizado existe o risco de obstrução nasal posteriormente.

ATENÇÃO: A buchinha-do-norte é altamente tóxica, por isso deve ser utilizada apenas externamente. É contra-indicada durante a gravidez. Quando utilizada em inalação leva ao risco de sangramento cerebral (AVC).

Observações

É bom fazer a desobstrução nasal com o soro sempre que houver riscos ambientais com bolores ou produtos tóxicos.
Pode-se encomendar em farmácia homeopática a solução fisiológica com 5% de Luffa operculata para adultos ou 2% para crianças. O prazo de validade é de aproximadamente 7 dias.
A vaporização em seguida elimina os resíduos não absorvidos da luffa misturados à secreção nasal. Caso alguma quantidade chegue à garganta, é melhor eliminar do que engolir, pois pode causar náuseas e gastrite.
Utilize algumas vezes, até perceber que limpou as vias aéreas superiores. Muitas pessoas necessitam utilizar por meses. A luffa age por três dias, facilitando a drenagem durante esse tempo. O uso intenso facilita sangramento nasal, geralmente de pequena monta.
O medicamento Sinustrat tradicional apresenta Luffa operculata a 10%, sendo um produto utilizado há décadas e que se mantém no mercado graças à eficácia da luffa. Dr. Luiz Meira (http://luizmeira.com) recomenda a diluição do Sinustrat para que a dosagem de luffa chegue a 5%. Para isso, basta acrescentar soro fisiológico na proporção de 100%, ou seja, se o produto tem 10 ml, acrescentamos essa quantidade de soro e obtemos uma dosagem de 5% de luffa.

Fontes de consulta:

http://www.correiopopular.com.br/fmedicina.htm
http://luizmeira.com/fito.htm


Curta nossa página no Facebook! Clique no botão "curtir", que está abaixo, logo depois de "Sobre o Autor". Obrigado! 

22 comentários:

Highlander Kareca disse...

Eu tomo imunossupressores e anticoagulante. Posso usar a tal buchinha do norte?? O Sinustrat seria uma opção viável? Meus tratamentos sempre entram com clavulanato + amoxicilina e levam em média 20 dias.

STEPHANIE disse...

Adorei o blog, todas as dicas de vocês são maravilhosas, mas não posso deixar de postar aqui um tratamento natural que os indianos fazem chamado "lota" que nada mais é que uma lavagem nasal feita com aguá morna e uma piata de sal e colocada em um bule onde o bico enconste certinho na entrada da narina. Ela tem que entrar por um lado da narina e sair pelo outro. No começo parece difícil achar a posição certa, mas com um pouco de paciência e fazendo todos os dia eu garanto resolve. Eu fazia em minha filha com 6 aninhos no banheiro, devagar e com paciência, resultado em 6 meses ela melhorou e nunca mais teve. Vivia tomando antibióticos por causa da sinusite, fora as dores de cabeça... Obrigada por deixar postar, só quero ajudar...

birico disse...

Parabéns pela receita, tive henorragia celebral, risco de cancer nos ossos da face, minha qualidade de vida acabou-se tudo isso graças a BUCHINHA MARAVILHOSA, então possivelmente JAZ um buchado, abraços.

Eduardo disse...

Para Stephanie, gostaria de maiores detalhes deste tratamento chamado "lota", principalmente no que refere a introdução na narina(entrar por lado e sair pelo o outro)odeliograciano@hotmail.com

José Salvador Soares disse...

A Sinusite que me atormenta é um tipo que não tem secreção nenhuma. Alguém já disse que é a sinusite sêca. Mas eu gostaria de encontrar um tratamento eficaz pra esse tipo. Minha cabeça parece que vai estourar de tanta dôr. E o meu olho direito entra num processo de hemorragia, que pra quem não sabe, acha que é conjuntivite. Favor me ajudar com alguma orientação.
José Salvador Soares - soaresalvador@hotmail.com
14/04/2011

Thamiris disse...

Olá,
meu nome é Thamiris, e a minha sinusite é crônica. Não sei o que eu faço, sofro muito com os sintomas, dores no lado esquerdo do rosto, inchaço na face, e muita congestão nasal. O único remédio que eu tomo é um descongetionante nasal chamado NEOSORO. Mas a dor na face é insuportavavél. O que eu faço? Qual é o melhor tratamento natural para isso?
Obrigada.

Luiz Meira disse...

Thamiris e José Salvador Soares,

vejam se ajuda:

http://luizmeira.com/dados/medical/clinica_domestica/516.html

Luiz Meira disse...

Highlander,

A Luffa induz sangramento.
Sugiro o Hydrastis, preparado de forma similar, com a tintura mãe adquirido em famácia homeopática.

http://luizmeira.com/dados/medical/natural/homeo/boerick/hydr.htm

Vivenda de Chartres disse...

Nunca tinha feito inalação com a buchinha do norte. Fiz ontem pela primeira vez, por conta de uma fortíssima gripe e consequente secreção que entope até a alma. Hoje, pela manhã tive sangramento na narina. Jamais havia tido. Ainda bem que li esse alerta aqui de alguns internautas. Talvez os benefícios sejam arriscados demais para usá-la.

Fabio Manzano disse...

Ei pessoal, este vídeo fala sobre algo que só soube agora, a limpeza das vias nasais, que pode auxiliar e muito em rinites, sinusites, etc. Pretendo realizar isso: http://www.youtube.com/watch?v=tY6ovXuG_GA Notem que até as crianças fazem em outro vídeo.

Solange Lutibergue disse...

Fábio,

O lota é bom para sinusite, mas há uma técnica que eu acho muito melhor, que é você mergulhar a cabeça em uma bacia com água norna e 100 ml de água oxigenada de 10 volumes, fazendo bolhinhas para fora. E o lota não é tão simples para as crianças fazerem. Tem que ser uma criança muito centrada e tranquila.

Abraço.

Déia Furlan disse...

cheguei até esse blog porque postava uma apostila em espanhol onde explicava a cura de pedras na vesícula e figado... e através da palavra sal de Epson (sal amargo) cheguei aqui... encontrando o mesmo tratamento traduzido!!! fico contente qdo encontro blog como esse exponde alternativa de cura natural de forma mais barata e eficaz. Parabéns!!! e qto ao tratamento da sinusite se lermos com atenção pra quem tem o problema, tem a primeira receita do soro caseiro que não provoca risco como a buxinha do norte, bom senso vale para todos os tratamentos.

Unknown disse...

Olá,se me permite uma observação acho recomendável abter o conselho sobre a buchinha do norte. Seus efeitos são tão graves qdo usados indevidamente que um leigo pode acabar com consequencias muito piores. Seu uso é controlado dentro da farmacologia e sugestão que vc o faz seria recomendável as pessoas fazerem junto a um farmaceutico, sob orientação de1 medico homeopata. Mas seu blog é muito legal. Só acho PERIGOSO a buchinha. Um abraço. Silvana

Gilda Maria de Souza Carneiro disse...

OI amigos. Meu marido usou a buchinha do norte sem as devidas precauções e foi para ele um desastre.
Muito teimoso , acabou ficando com perda de olfato...

Solidao na Alemanha disse...

Dicas para crise da Sinusites

Quando acontecer as crises com dor de cabeca,nariz entupido,sencacao de peso na cabeca etc..Colocar cotonoetes embebidos com Xilocaina ou Procaina( a solucao em ampola é melhor pois nao contem conservantes)e deixar agir por 15 minutos. A Xilocaina e a Procaina alem de serem anestesico tem propiedades e efeitos antialergico, antiinflamatorio, analgesico e provoca um alivio imediato. Esse é um dos procedimentos usados na Terapia Neural que me curou da Sinusite,depois de varias cirurgias e tratamentos sem sucesso.Nao sei se esta terpai é conhecida no Brasil.

Araticum Negócios e Sustentabilidade disse...

Denia
Caros amigos josé Salvador e Thamiris
Já tive sinusite do tipo sêca como vocês e sofri as penas do inferno, mas graças a Deus achei um remédio que me curou, o qual tenho prazer em ensinar: é a salmoura
Usa-se 1 copo de água filtrada e fervida morna 2 colheres de (café) de sal grosso e 1 colher(café) de bicarbonato. Faça uma concha com a mão e aspire essa água até sair na garganta, uma vez em cada narina.Qdo tiver em crise faça até 3 vezes ao dia, fora da crise 1 vez. Limpa toda a sujeira dos seios nasais, mas o tratamento é demorado. Pra mim durou 2 anos, mas me curei.

Panavision disse...

Gostaria de atualizar uma informação. O medicamento Sinustrat tem uma fórmula nova e não contém mais a substância Luffa operculata. Seu princípio ativo agora é cloridrato de nafazolina.

Joice disse...

Olá, Meu nome é jóice tenho 19 anos, tenho Epilepsia e Cefaleia Crônica. Tomo remédio todos os dias para evitar as convulsões e também para não ter dor de cabeça, mas mesmo assim tenho, e são dores fortes. O médico qual faço o tratamento diz que eu tenho Sinusite e como não foi tratada cedo, se tornou crônica. Nos exames que fiz, apareceu cistos nos seios da face, e isso me preocupo, mas segundo o médico não ha motivo. Gostaria de saber o que posso fazer, pois já faço tratamento a mais de um ano e não tive melhora, e está difícil suportar essa dor. Qual quer coisa, meu email é joicefernanda_kuerten@hotmail.com
Muito Obrigada!

YuriBSB disse...

AMIGOS, TENMHO QUE DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO...
cONHEÇO CASOS DE CURA DA SINUSITE E RINITE ,ALERGICA OU COMUM, SOMENTE COM O USO DE UM MEDICAMENTO: O ÓLEO DE ANDIROBA!

eSTE, ESPECIFICAMENTE, O QUAL TEM SIDO USADO PARA OS CASOS QUE EU CITAREI, É FABRICADO POR UM XMÃ DE ALTO PARAÍSO, GOIAS...
hÁ 4 ANOS MINHA IRMÃ ESTÁ SEM SINUSITE E EU SEM RINITE, POR CAUSA DE UM TRATAMENTO DE SOMENTE 15 DIAS!!!

pINGAR 3 GOTAS DO ÓLEO EM CADA NARIANA PELA MANHA, MANTENDO A CABEÇA VIRADA PARA BAIXO, PENDENDO SOB A BORDA DA CAMA E PERMANECER ASSIM ATÉ SENTIR FORTE VONTADE DE ESPIRRAR - DEPOIS LEVANTAR E ASSOAR O NARIZ: DURANTE 15 DIAS, LOGO AO ACORDAR, FAZER ISSO, É CURA NA CERTA!!!!

o XAMA QUE VENDE O OLEO (POR ''MISEROS'', EM COMPARAÇÃO COM O BENEFÍCI, 15 REAIS!!!) AFIRMOU QUE HÁ POUCOS ANOS HAVIA CHEGADO UM RAPAZ EM SEU HERBARIO, DESESPERANÇOSO POR QUE HAVIA PASSADO JÁ POR 1 OU 2 CIRURGIAS PARA RETIRAR O EXESSO DE MUCO E QUE A SINUSITE LHE GERAVA- EM VÃO POREM O CORTE NA TESTA... PASSOU-SE UM OU DOIS MESES E A SINUSITE RETORNA!! enTÃO ELE USOU O OLEO DE ANDIROBA E SE CUROU... TANTO QUE SEU MÉDICO, QUE, VEJAM SÓ, TAMBÉM SOFRIA DE SINUSITE, FOI LÁ FEZ O TRATAMENTO, E NÃO PRECISAMOS NEM DIZER O RESULTADO...

eLE VENDE O ÓLEO POR ENCOMENDA TAMBÉM, MAS SOB FORMA NENHUMA ISSO É TIDO COMO PRESCRIÇÃO MÉDICA, POIS APESAR DA CURA A ANVISA TEM RECLAMADO E O OBRIGOU A TIRAR DO ROTULO AS INDICAÇÕES DE TRATAMENTO, O QUE NÃO IMPERDE A VENDA ARTESANAL, SEM INDICAÇÕES NO ROTULO!

o TELefon DELE É: (62)8199 -1559
(se não der no código 61, tente 62..rs)

Sapomen disse...

Eu faço a limpeza nasal a sete meses,usando o LOTa com uma solução a base de água filtrada e fervida com sal.Não estou curado, mas minhas crises melhoram muito, pois sou mecânico e uso muito produto químico no trabalho.O seu tratamento me parece ser mais eficaz.Porque a sinusite tanto como crônica, aguda ou seca,não deixa de ser uma inflamação.E pra curar uma inflação em um local que e fechado ,temos que ter persistência.

Anônimo disse...

Sobre a buchinha do norte : NÃO PODE INGERIR OU PINGAR NO NARIZ! É só para inalação e não pode tomar qq tipo de friagem depois, o ideal é fazer antes de dormir.

marlene disse...

Adorei o blog e gostaria de dar minha contribuição dando meu depoimento de como me. Livrei dos problemas de dores da sinusite,pela manhã quando for fazer sua higiene da boca depois de escovar os dentes faça enxague com agua sugenada volume 20,faço tambem a raspagem. Da lingua com agua sogenada e como eu uso. Dentadura eu escovo essa com agua sogenada espuma igual pasta dental,concelhos que peguei de um médico do programa ENCONTRO DA FATIMA BERNARDES.