Tratamento natural da candidíase – parte 2

-->
Para combater a candidíase, além de fortalecer o organismo, comer muitas frutas, verduras e legumes e reduzir o consumo de açúcar, deve-se cortar o leite e derivados e o glúten, pois estes três são os alimentos prediletos das leveduras e dos fungos.

Frutas secas e castanhas (oleaginosas) também devem ser excluídas por um tempo, já que podem conter fungos. Sem falar na concentração de açúcar dessas frutas (especialmente uva-passa, banana e tâmara).

Na luta contra a candidíase, o cravo-da-índia e o orégano – antifúngicos poderosíssimos – são de grande utilidade.

O orégano pode ser consumido em saladas e pratos em geral. O cravo-da-índia pode ser mastigado (é excelente também para manter o hálito fresco). Com ambos pode-se fazer chá (tomar diariamente) e até banho de assento, no caso de candidíase vaginal.

Já existem no mercado o óleo de orégano e cápsulas de óleo de orégano, que têm um efeito ainda maior.

O extrato de cravo-da-índia é muito concentrado e fácil de fazer (ver matéria e receita aqui no blog)
. Diluído em água, uma parte do extrato para três de água, é ótimo contra micose nas unhas, frieira, pé-de-atleta e coceira vaginal. O óleo de cravo-da-índia também é muito eficaz contra micose na pele e nas unhas.


Observação: Este texto teve a colaboração da nutricionista Vanessa Fenyves Ary (
http://vanessaary.blogspot.com)


Minha experiência

Eu, Solange Cavalcanti, sou autora deste artigo e tive candidíase.

Tentei o tratamento pela medicina convencional, mas só consegui me curar por meios naturais. 

E toda a minha experiência está contida no livro eletrônico "A cura da cândida. Eu consegui – Você também pode".

Assim eu pude dividir com outras pessoas o que passei e mostrar o meu passo a passo para a cura completa, para que todos possam ter o sucesso que tive e conseguir a cura definitiva da candidíase.

Você pode adquirir esse livro clicando AQUI.

129 comentários:

Pamella disse...

Como eu faço esse banho de assento com orégano? É só misturar água e orégano??
Obrigada!

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Pamella.
Faça o chá de orégano e use morno. Coloque meio litro de água para ferver, apague o fogo e jogue uma colher de sopa da erva lavada. Quando amornar está pronto.

Abraço.

Priscila disse...

Estava com candidíase há 2 semanas passei as pomadas recomendadas, tomei remdios recomendados e nada melhorava, acabei de fazer o banho de assento com o chá de oregano e quase não acreditei, o efeito é praticamente INSTANTANEO!!!! é praticamente um milagre.

Sol Cavalcanti disse...

Que bom, Priscila.

Obrigada pelo comentário.

Saúde e luz.

Márcia Almeida disse...

Olá Sol, passei um tempo tendo crises de candida usei todo tipo de pomada, mas sempre voltava. Agora com suas dicas estou partindo para uma alimentação mais saudável e fazendo os banhos de assento. Estou melhorando bastante. Como sou nordestina e aqui consumimos muita tapioca e cuzcuz, gostaria de saber de vc se esses alimentos também são proibidos, pois estou evitando ao máximo o açucar, e a farinha branca. Ah!, também estou tomando pela manhã uma vitamina de laranja, limão, 1 dente de alho e um pouquinho de mel com 1/2 tomate( bato tudo no liq. penero e bebo) é saudável? ajudará também no combate a candidiase? Um abraço e muita SAÚDE.

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Márcia.

A tapioca e o milho contêm amido, por isso é bom não exagerar. Prefira uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, mas isso não quer dizer que vá se privar dos "prazeres" dos nordestinos. O alho é ótimo contra candidíase, sobretudo comer em jejum um dente de alho amassado por no mínimo 30 dias.
Experimente fazer lavagem local com chá de orégano ou com extrato de cravo-da-índia. Procure a receita neste blog.

Abraço.

Aiana disse...

me explica melhor esse cha de oregano p assento. cmo é, so passo a noite no local antes de dormir?? e a receita?? nao axei.
abraço!

linechagas disse...

gostaria de uma explicaçao melhor sobre o cha de assento e orégano. eu vou usar esse enquanto o cha de cravo fica concentrado, ja que precisa de 5 mesesp fik bom. como devo usar o oregano, lavar o local toda noite?

^.^ disse...

quanto tempo dura esse chá de assento? fico ate a agua esfriar??
abraço

Sol Cavalcanti disse...

Olá, pessoal. Primeiramente obrigada pela participação.

Para fazer o chá de orégano, basta jogar um punhado de orégano em 250 ml de água fervida, abafar e deixar amornar. Depois coa-se e coloca-se numa bacia, ainda morno, numa temperatura que não queime a área, mas que também não seja fria, e lava-se a área em movimentos rápidos, mas com cuidado para não machucar, até o chá ficar quase frio.

Enxugar só para tirar o excesso e dormir sem calcinha.

Aliás, toda mulher deve dormir sem calcinha e preferir calcinha de algodão, para manter a área ventilada, pois o fungo gosta de lugares úmidos e quentes.

Em vez do orégano, pode-se usar cravo-da-índia na mesma quantidade.

A lavagem deve ser feita no mínimo por uma semana, toda noite.

Saúde e paz!

Andreia disse...

Estou tendo candidiase todo mês. Ouvi falar da Echinacea que é bom para combater a candidiase. Gostaria de saber se vcs sabem algo a respeito desta erva.E onde posso comprar e se precisa de receita médica.
Obrigada

Sol Cavalcanti disse...

Oi, Andreia.

Sim, a equinácea estimula o sistema imunológico. Para comprar não precisa de receita médica. É vendida em mercados. No www.chaecia.com.br também tem. Se comprar em cápsulas observe se eles usam a erva pura ou se não colocam excipientes.

Abraço.

Nuno disse...

ola. tenho um fungo nos pés à 3 anos e depois de muitos tratamentos topicos e até orais, por vezes melhora mas ñ desaparece. No ultimo exame micologico, o fungo acusado foi "candida parapsilosis". aconselha-me este banho de oregãos? obrigado!

Sol Cavalcanti disse...

Sim, Nuno. Aconselho também o chá de cravo-da-índia. Veja na matéria Candídase 3.

Abraço.

Renata disse...

Ola!! Gostaria de saber se antes do banho de assento com oregano, posso fazer o banho de assento com vinagre?? Fiquei na duvida entre o vinagre e o bicarbonato de sodio. Como posso saber qual utilizar?? Obrigada!!

Sol Cavalcanti disse...

Não. Use somente o orégano ou o cravo-da-índia. Para mim o vinagre aumenta a candidíase. Eu usei e tive muitas reações. Quando à lavagem com bicarbonato, você pode fazer por seis dias seguidos e depois usar iogurte para repor as bactérias. Faça implante de iogurte internamente antes de dormir, misturado com água.

Abraço.

Cristian disse...

Olá. Estou melhorando de uma crise,e agora o que recomenda fazer para manter - me longe desse mal? Será que devo seguir aquela dieta do alho em jejum? Desde já agradeço.

Cristian disse...

Olá. Estou melhorando de uma crise,e agora o que recomenda fazer para manter - me longe desse mal? Será que devo seguir aquela dieta do alho em jejum? Desde já agradeço.

Sol Cavalcanti disse...

Cristian,
Não só o alho, mas também vegetais crus, como cebola, rúcula, brócolis, repolho, cenoura, além azeite de oliva e iogurte de soja. Enfim, sua alimentação deve ser o mais saudável possível. Não se esqueça de cuidar da mente.

Abraço.

megadiro disse...

esta é a minha quarta crise de candidiase meu penis está muito afetado e muito inchado fiz o banho com cha de oregado tive uma ardencia enorme mas fiz, gostaria de saber se isto é normal quanto ao oleo de cravo, ja estou confeccionando gostaria de saber como aplicá-lo se é só quando estiver em crise ou no dia a dia tb, e como aplicá-lo?, obrigado.

Rosângela disse...

Olá Sol.
Você falou que devemos evitar açúcar branco, pão e leite.
No lugar do pão, eu posso comer torrada ou bolacha água e sal?
No lugar do leite posso tomar leite de soja certo?
E no lugar do açúcar, consumo adoçante?
Outra pergunta! Sobre o alho.
Comi um dente hoje e é muito ruim!
Adianta se eu misturar alho, cebola, sal e azeite, fazer como se fosse um patê e comer com bolacha àgua e sal todos os dias durante 30 dias pela manhã?
Obrigada e parabéns pelo Blog.

Sol Cavalcanti disse...

Oi, Rosângela.

De preferência torrada. No caso do alho, o importante é que ele seja comido cru. Evite leite, até o de soja. Prefira iogurte e suco verde. Você não precisa comer somente pão pela manhã. Varie o cardápio. Coma salada, iogurte natural e iogurte de soja, suco de vegetais, suco verde... Para adoçar o suco é melhor adicionar uma banana que usar adoçante ou açúcar. Quanto ao adoçante, use o de estévia pura, é um pouco mais caro, mas não causa câncer e outras doenças, como o aspartame e o ciclamato.

Abraço.

Erika disse...

Olá,
Posso fazer o banho de assento com orégano se estiver grávida de 4 semanas?
Grata,
Érika.

Rosângela disse...

Olá!
Estou tomando o chá de orégano e fazendo o banho de assento todos os diaa à noite.
Também dimimui bastante o açúcar, leite e pão.
Estou comendo alho com cebola, orégano e azeite com torrada todo dia de manhã.
Isso faz uma semana, sei que demora mas...
Em quanto tempo vc acha q eu melhoro bem Sol?

Sol Cavalcanti disse...

Rosângela,

É difícil dizer com precisão em quanto tempo você vai melhorar, pois depende do sistema imunológico. Geralmente o tratamento dura de três meses a um ano.

Abraço.

Sol Cavalcanti disse...

Érika,

Não há problema em fazer o banho de assento com chá de orégano estando grávida, pois ele é externo. Use a água morninha, quase fria. Evite, porém, o banho com chá de cravo-da-índia, pois essa erva é contraindicada durante a gravidez.

Solange

ROSELINE disse...

Como faço banho de assento? É só colocar 1/2 litro de água,1 colher de orégano e banhar a parte afetada por exemplo?

Obrigada

Bloco Zoeira disse...

Minha querida fiquei muito feliz em saber da existêcia deste blog. Estou com problemas com a candidíase a mais ou menos 1 ano e meio, acho que ela deve estar relacionada com meu problema na tireóide. Tenho um bócio na tireóide a 4 anos, não pude retirá-lo por motivos outros e por apresentar um quadro de anemia caracterizado por hipocromia e microcitose. Diante dos fatos, como posso fazer o tratamento me privando de alguns alimentos? Devo tomar vitaminas? Quais você me indicaria?

Um grande Abraço
Cristina Freitas

Solange Lutibergue disse...

Cristina,
Veja estas matérias:

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/04/tratamento-natural-contra-candidase.html

http://curapelanatureza.blogspot.com/2009/03/candidiase-parte-3.html


Abraço.

ingrid morgana disse...

gostaria de saber se voçe sabe um rémdio de farmacia me falaram de um ovulo. e também gostaria de saber se posso também tem algum que possar tomar?

Cristian disse...

Olá sol, tudo bem? Posso continuar tomando o chá de orégano após a crise ter passado ou você não recomenda? Isso pode ocorrer algum efeito colateral? Desde já agradeço.

ligia disse...

tenho entestino muito preso, e tenho tido candidiase mensal sera que tem alguma ligaçao?
obrigada!

Careca disse...

Renilton fui ao urologista ele disse estou com candidiase peniana usei flucanazol e pomada mas nao resolvel peço ajuda obrigado.

Dirlete disse...

OLA SOL!
TENHO MUITAS CRISES DE CANDIDÍASE
E GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR
O CHÁ DE OREGANO,QUANTO TEMPO E QUANTAS VEZES AO DIA? E SE TEM ALGUM EFEITO COLATERAL?

Val disse...

Olá Sol. O chá de orégano pode ser feito com a erva desidratada como costumamos comprar no supermercado ou deve ser a erva fresca?

Abs.

luana M. disse...

Ola tenho 14 anos e fiquei menstruada pela primeira vez aos meus 10 anos e desde então sofro de corrimento mas nunca visitei um medico ginicologista para descobrir o motivo mas agora estou namorando a 1 ano,dando inicio a minha vida sexual e o corrimento almentou e com um odor forte(tipo peixe)tenho irritações e ardor ao urinar.Alem disso meu perceiro quexou-se de irritações fortes e pintinhas vermelhas na ponta do penis,mas ja desapareceu...e ainda nao tive penetraçã vaginal,oque poderá ser?sera candidíase?
me ajude beijos,OBRIGADA!

Solange Lutibergue disse...

Luana,
Aconselho você a procurar um médico para ver o que você tem. Depois cabe a você usar ou não os produtos que ele indicar. Mesmo assim, tente fortalecer o corpo com as dicas constantes neste blog, buscando na caixa de pesquisa a palavra candidiase, sem acento.

Abraço.

cleyde disse...

Eu ja fiz banho de assento com orégano e sei q e muito bom!!! Mas quer saber se É ABORTIVO.Estou gravida de 3 meses...E nao quero correr o risto de perde meu bebe!!!

Obrigadaaa!!!

rosane somer disse...

Ola solange!
Eu estava pesquisando na internete e achei o seu blog estou com candida ja faz 6 mese e gostaria de saber se ela causa dor durante a relaçao eu sinto q esta rececado a dor e por fora? E gostaria de saber se eu posso usar acuçar mascavo?

Solange Lutibergue disse...

Cleide,
O banho de assento, que é feito externamente, com orégano não é abortivo, mas você não pode beber o chá, viu? Tampouco usar nada internamente via vaginal.

Abraço.

kerida disse...

Ola Solange!
Bom primeiramente parabens, seu blog eh fantastico, Meu nome e Vanessa, tenho 22 anos e sofro de candidiase desde os 15, com todos os sintomas que ela apresenta, dor na relação, corrimento, prurido e vermelhidao, sinceramente ja cheguei a ficar deprimida com tudo isso, ja usei todas as pomadas que tive conhecimento em serem pra candidiase, mas como a maioria dos casos, o quadro melhora mas sempre tenho recaidas, enfim, tenho um outro problema tao chato quanta a candidiase, uma enxaqueca tenebrosa, desde os 13 anos, que so melhora com o uso de decadron, gostaria de saber se vc sabe a real relação do corticoide com a candidiase, por que sempre apos as injeções de deca e sinto um formigamento na regiao vaginal, sera por esta razao que eu nao melhoro?
desde ja agradecida......
bjo vanessa

Secret disse...

Oi Sol!
Tenho candidíase algumas vezes por ano e desta vez meu namorado apresentou ardência no prepúcio após relação sexual, mesmo qdo fazemos apenas sexo oral. Mesmo quando ele está sem sintomas, basta fazermos q na mesma hora a vermelhidão e ardência no prepúcio começa. Ele não sente coçeira nem corrimento. Eu ultimamente apenas tenho o corrimento branco sem cheiro q é característico da cândida mas não sinto a coçeira (é normal apenas apresentar o corrimento sem a coçeira?). Desta ultima vez tomei dose única de fluconazol e usei dose única da pomada Ginazoli-1. Como depois d uma semana o corimento não melhorou estou tomando 400mg d cetoconazol comprimidos diáriamente por 5 dias. Ao me examinar no espelho vejo a cavidade de minha vagina branca como se fosse sapinho,mas não coça,estou esperando completar os 5 dias do cetoconazol para ver se some. Meu namorado tomou apenas fluconazol e está usanco a pomada candicort. O chá d orégano faz sumir o branquinho da cavidade vaginall? Estou querendofazer a dieta,mas comofaçomusculação não posso abolir o pão integral pq é carbohidrato. O q faço? Tenho o hábito d tomar iogurte natural À noite e pela manhã comer pão com ricota ou queijo branco. Pode? Agradeço desde já! Beijos!

Betina disse...

Estou grávida, mas estou sofrendo com coceira e corrimento branco, acho que é candiadíase. O chá de assento com orégano pode ser usado no meu caso?

Andressa disse...

Olá! Gostaria de saber se convém tomar cápsulas de óleo de orégano.
e se tomar o chá de orégano desidratado ajuda.

Obrigada! :)

Solange Lutibergue disse...

Betina,

Pode, sim, externamente.

Abraço.

Solange Lutibergue disse...

Andressa,

Pode tomar as cápsulas. O chá do orégano desidratado, vendido em supermercados, também serve.

Abraço.

VIVIANE disse...

Sol, gostaria de saber se posso usar o cha de oregano ou cha de cravo da india, internamente , fazer banhos com a ducha vaginal. O que vc me diz? Desde já obrigada

Jack disse...

Como posso saber se estou com cândida?

camilasc85 disse...

Tenho crise de candidíase algumas vezes, fiquei 6 meses sem sentir nada e agora voltou. Como devo tomar o chá de orégano?

camilasc85 disse...

Quero saber como faço o chá de orégano e como tomo?

Ju disse...

Boa tarde!
Desde de novembro de 2009 venho sofrendo com a cândida. Cheguei a um ponto de não aguentar mais e acho que ninguém aguenta não é mesmo?! Na minha última visita a médica, ela me mandou novamente tomar fluconazol e passar a pomadinha. Pra variar não funcionou. Resolvi então buscar métodos alternativos porque não estou mais disposta a conviver com esse maldito fungo, e pelo que vejo, tem gente que já sofre a bastante tempo. Pois bem, comecei a mudar a minha alimentação, deixei de lado os carboidratos e fui atrás da urinoterapia. No começo eu sentia muito nojo, mas depois que vi minhas calcinhas sem sujeira e pude ter relações sexuais prazerozas com meu marido, (isso com apenas 3 dias de uso da minha própria urina), e sem tomar o alho nem o chá de orégano, somente a minha urina com a mesma medida de água por causa do gosto. Fiquei impressionada e até mesmo as frieiras do meu pé começaram a secar. Foi um milagre e agradeci muito a Deus. Resolvi ser teimosa e no final de semana passado comi muito carboidrato, maionese e pão, e para meu espanto a minha cândida voltou com força total no domingo mesmo. Ou seja, se a gente quer realmente se livrar dela, temos que manter a dieta por um bom tempo e analisar o que pode ou não ser comido. Eu pesquisei na internet e vi que tem até algumas verduras e frutas que não devem ser ingeridas. E eu estava temperando tudo com com vinagre, o que era um baita erro!!! Pessoal que vai ler meu comentário, pesquisem sobre a urinoterapia, porque pra mim está funcionando, mas temos que ter persistência, porque não vai ser em uma semana que vamos nos livrar deste fungo que alimentamos durante tanto tempo. É necessário ter fé e paciência. Estou tomando o chá de orégano (comecei ontem) e lavando com bicarbonato (fazem dois dias). Assim que eu melhorar, volto aqui e escrevo outro depoimento. Ah, por causa da minha alimentação, minha urina já apresenta cheiro e cor fracos. Tenham fé e pesquisem!

Abraços!

Izabela disse...

Posso utilizar o chá de orégano como profilaxia para não ter novas recidivas mesmo que agora esteja sem sintomas?
Obrigada!

Ju disse...

Bom dia!

Pessoal, fiquei de escrever aqui caso tivesse resultados positivos com meu tratamento. Pois bem, estou com a candida reduzida em 90% perto do que estava antes, e isso em apenas uma semana de tratamento. Além da urina, passei a tomar o chá de orégano todas as noites, lavar de manhã e de noite com bicarbonato de sódio. ´De manhã também tomo água com uma colher de bicarbonato de sódio, e meu chá de orégano leva limão também. Passei a temperar minha salada com limão, e continuo com a dieta sem carboidratos. Agradeço muito a Deus por essas informações terem chegado a mim, porque infelizmente a medicina convencional nãop me serviu de nada, e só quem tem esse fungo sabe o quanto ele incomoda! Passei aqui para registrar como estou me tratando. Cada um tem um modo de salvar seu corpo. Esse aqui é o meu modo e tem dado muito certo!
Vu continuar meus cuidados apesar de não apresentar mais os sintomas. A dieta me fez perder 3 kilos, mas estou com um corpo bem esbelto, valeu a pena. Daqui pra frente minha preocupação com o meu corpo vai ser algo que vou levar para o resto da minha vida.
Abraços a todos vocês!

Polaka disse...

Bom dia
Tenho candidiase a muito tempo, fiz tratamento com a pomada psorex,mais de um tempopra ca notei que minha vagina esta ficando esbranquiçada e com umas bolinhas brancas..Fui ao medico e ele me disse que a candidiase tinha se alastrado muito e entao me pediu uma biopsia..Queria saber se realmente faz biopsia para candidiase para depois fazer um tratamento definitivo.
Obrigada.

Polaka disse...

Gostaria se possivel de uma resposta sobre meu comentario acima.obrigada

blogdoelson disse...

Oie Sol, So homem tenho 15 anos...
Tenho condidíase, minha candidíase não responde mais as pomadas...
jah uzei 2 tipo de pomadas
uma chamada, Cetobeta e otra Cetoconazol...
E uzando essas pomadas não resolve nada...
Eu fiquei muito interresado na chá-de-oregano...
mas tenho algumas duvidas como:
Qual a quantidade de oregano que tem que colocar ?
O oregano tem que ser natural ou pode ser industrializado ( de saquinho )

Minha candidíase é no meu genital... e não reponde mais em pomadas estou desisperado.

E Mais uma pergunta quando a candidíase não é tratada oque podera acontece com a pessoa que tem condidíase ?

Abraços

izabela disse...

Gostaria de saber aonde compro oleo de oregano em cápsula, aqui em curitiba não achei.

Lucia disse...

Dicas maravilhosas Sol, obrigada e ótimo findi!

Brecholândia disse...

Sinto muita ardência no pênis quando estou praticando relação sexual, como faço pra melhorar isso, o banho de orègano resolve?

patricia disse...

Ola Sol...achei o seu blog o mais completo da internet...Parabéns pelo trabalho...Sofro de Candidáse há muitos anos,precisamente uns 15 anos,era virgem ainda e uma amiga falou que eu cheirava a urina,a partir deste dia fui naGinecologista,me passou pomadas e remédios via ora,nunca sarei pelo contrário ela ficou mega forte me minha alimentação sempre foi errada,tenho gastrite e até hemorróidas,faço agora a dieta excluindo o que não se pode melhorei bem,pena que emagreci,mas tenho força de vontede e acredito em Deus,mas será que é Candidíse,nunca vi ninguem fala que cheira a urina,tomos 2 banhos por dia e nada,isso me deixa muito chateada,ainda não estou 100%,estou fazendo a 5 meses,me ajude por favor e fique com Deus!!

Linda Wanderley disse...

Sol, boa tarde!
Pode-se usar os chás de cravo da índia e óregano internamente, com uma seringa (sem agulha)?

patricia disse...

SOL...NÃO SOME NÃO,POR FAVOR NÃO ABANDONA A GENTE...SUAS DICAS SÃO PRECIOSAS!!aBRAÇO

Mila na Educação disse...

Sol, estive pesquisando e te encontrei. Desde pequena travo uma batalha contra a candidíase. Há 5 anos sou casada e ele tem reclamado de pequenos cortes no pênis cheguei a conclusão que era acidez vaginal. Antes de te achar li sobre ducha de bicarbonato, o você me diz sobre isso? Sobre os banhos de orégano pode ser aquele seco que compramos em mercado para pizza? E o cravo é aquele de doce? Obrigada pela atenção

Daniely disse...

Olá meu nome é Danny e desde que passei usar absorventes diarios,tenho muita coçeira na vagina...vou fazer o banho de assento com oregano...gostaria de saber se tem algum tipo de chá que ajude a melhorar..pois coço muito.

Dani disse...

Estou com candidiase a + ou- 1 ano e ja fis vaaaarios tratamentos e nada agora desde segunda q estou acompanhando o blog venho fasendo o banho de oregano e tambem associado a isso estou tomando chas de cavalinha e malva isso tambem ajuda? Ha e ja encomendei o livro pois quero ter mais informaçãoe de como previnir essa maldita doença!

Daniela disse...

Dra.
Faz desde jan-fev/2010 que venho tendo um corrimento verde, muito espesso, tipo uns blocos pastosos, isso tem ocorrido de 10 dias a 1 semana antes da menstruação. Esse corrimento não tem cheiro, não tenho coceira, menstruo normalmente, urino normalmente, não notei nada de anormal com excessão desse corrimento.
Nesse mês de maio, o corrimento apareceu de novo, porém branco-amarelado..e percebi minha vagina mais sensivel, achei que estava começando uma cistite pelos sintomas, mas isso durou, 3,4 dias e desapareceu. Não tenho coceiras, mas percebi que esse corrimento tem um cheiro diferente do meu normal, um cheiro mais forte.
Acho relevante relatar um pouco do meu histórico. Sofro há anos de candidíase.. desde adolescente, sempre que a crise se apresentou eu tratei com antibióticos e o tratamento convencional. Porém em set/09 eu tive uma crise de cândida e acabei conhecendo o teu blog e lendo sobre como tratar a cândida na sua origem.. como curar ate a cândida somente mudando alguns hábitos alimentares. E resolvi testar, fiz quase 3 semanas de tratamento natural sem nenhum remédio, só com dieta chás e mudança de hábitos. Achei que estava curada, pois todos os sintomas desapareceram e eu fiquei boa.
Porém em janeiro esses corrimentos verdes começaram.
Não sei se tem alguma relevância, mas no mesmo periodo (janeiro) tmb ouve algumas mudança de hábitos na minha vida.
-me tornei vegetariana.. cortei qq tipo de carne de animais.. ainda como ovos e queijos.
-em janeiro iniciei um namoro e a vida sexual tem sido bem ativa, nós temos usado lubrificantes, esses com sabor quase todas as vezes. Tanto durante o sexo como depois não sinto nada diferente, não tenho dor, coceira ou qualquer incômodo.
-em fevereiro comecei a fazer uso do reductil..para emagrecer.. ainda estou tomando..realmente não sei se tem algo a ver.
-á cerca de um mês comecei a tomar spirulina.
Enfim essas são as mudanças que ocorreram coicidentemente com os corrimentos.
Importante tambem informar que eu uso sempre camisinha, nem mesmo nas preliminares eu deixo de lado.
Espero que voce possa me ajudar a descobrir a razão desses corrimentos...se isso e normal? Se eu preciso ir a medico? ou fazer exame especifico? Meu ultimo preventivo foi em agosto/2009, e estava tudo bem.
Desde já muito obrigada.

Priscila disse...

Boa tarde!

Estou com candidíase vaginal há uma semana,está muito fissurada e inchada ... doi demais, na hora de urinar então nem se fala.
Quanto ao banho de assento, devo ficar em contato direto com a água ou somente lavar ?

ingrid disse...

Estou com uma coceira mas nao sei se é candida rade muito e meu esposo tambem esta com ardo no penis quando vai urinar. sera que ele tabem esta com candida?


alguem sabe mim disser o que posso fazer pra combater isso?

WANE_SSYNHA disse...

oi sol...sou nova por aqui..tenho candidiase a algum tempo e não consigo me livrar dela....gostaria de saber se o oregano usado para fazer o chá pode ser aquele que nos compramos no saquinho que já vem seco???

Cantarolando a vida disse...

Gostaria de deixar meu testemunho...Sofrendo como a maioria das pessoas com a candidíase, fiz o banho de assento ontem com cravo da índia e me surpreendi com o resultado. É quase que instantâneo. Vou continuar o tratamento para me livrar de vez desse mal, mas indico a todos. Realmente funciona.

Profundeza disse...

Urgente! Li tudo e não vi em canto nenhum vc responder se esse orégano é aquele seco que podemos comprar em mercado! Pois é o que eu estou usando.Isso está certo?

Debora disse...

O orégano pode ser sim o de saquinho, ea explica aí em cima. Também vou tentar.

dii.gandolfo disse...

ooi Sol, gostaria de saber se posso estar com candidíase por sentar no chão do banheiro e por lavar as calcinhas com sabonete. Percebi os sintosmas quando senti mt coceira, e vi na minha calcinha um tipo de pasta amarelada. Pensei que era corrimento mas a coceira persistiu, pesquisei sobre isso e descobri que estava com essa maldita candidíase.
Queria saber, se é normal a mulher ter candidíase e se devo contar a minha mãe e meu namorado sem problemas? .
Obrigada pelas dicas postadas no blog. abraço ;*

andreia disse...

como é esse banho de assento com oregano? como é que se usa ?

Maria Angélica disse...

Olá, pessoal!!!
Estava olhando os comentários relacionados a candidíase e achei interessante relatar o meu caso...
Sofri de candidíase por ANOS e nada parecia fazer efeito...Todo mês, logo que parava a minha mesntruação, o martírio retornava...Usava todos os medicamentos indicados e até calça jeans parei de usar...
Até que me cansei da conduta do meu medico e troquei de profissional..
E na primeira consulta com o outro médico, fui instruida a fazer alguns exames de rotina (sangue, urina..) até porque era uma paciente nova para ele...e aí veio a surpresa..
MEU PROBLEMA ERA UMA INFECÇÃO URINÁRIA CRÔNICA!!!
Fazia muito sentido, já que o PH vaginal era mudado a cada menstruação, e os sintomas amenizavam...e a proliferação bacteriana também induzia a proliferação da candida....
Antibiotico via oral e...Pesadelo acabado!!!
Espero que minha experiencia tenha ajudado algumas de vcs..as vezes a coisa tá na nossa cara e não conseguimos enxergar...
Boa sorte a todas!!

BIBI disse...

Enfim a cura!!! sera? Hoje ainda vou tentar o oregano.Parabens pelo seu blog.

**** disse...

olá. SOL!!!
faz uns dois meses q comecei a sentir uma coceira infernal na vagina...pesquisando descobri q é essa maldita candidiase
já fiz de td q diz q é bom
agua morna com vinagre
agua morna com bicabornato
chá de camomila
pomadas em fim td q me esina eu faço,mas naum ta funcionando tá TÃOO serio q as veses num posso nem sair de casa pois coça muito arde e tô td ferida e saem tipo um leite talhado do canal da vagina
ontem começou a sair tipo pus meio avermelhado o q é isso??
tô desesperada.
agora voo fazer o chá do oregano.

nagila karina disse...

oi,meu nome é nagi gostaria de saber se o chá de oregano também serve para os homens?

nagila karina disse...

oi,gostaria de saber se o chá de oregano também serve para os homens?

larinha disse...

Sol pode usar aquele orégano industrializado que compra no supermecado ou precisa ser o óleo de orégano, ou a folha de orégano??

Fernanda disse...

Oi Sol, muito obrigada pelas dicas!
Gostaria de saber se posso cortar o dente de alho em pedaços e ingerir com água. Ou é necessário amassar ou mastigar? Qual a melhor forma de consumir o alho?
Aguardo ansiosamente sua resposta!
Beijos,
Fernanda.

Edson disse...

Oi tenho 39 anos casado, tenho candidiase no prepucio diagnosticado pelo urologista que já me receitou pomadas que não resolvem ela vai mas volta, gostaria de saber se oregano e cravo funciona para homens se assosiar os dois funicona mais rapido tb?

Prof: Ronaldo disse...

bom dia sol...pela sua experiencia vc acha mais viavel conta a condidiase vaginal...a lavagem com vinagre de maça ou o banho com cravo da india/oregano.....e no caso das lavagens qual a melhor cravo ou oregano

liz disse...

gostaria de saber se alguem fez o banho de assento com o cha de oregano se sentiu dor, pq eu fiz e doeu d+++ queria saber se essa dor é normal?
aguardo respostas

liz disse...

Gostaria de saber se alguem fez o cha de oregano para assento e se na hora doeu, pq eu fiz e doeu d++ gostaria de saber se é normal pq estou com medo de continua mais n aguento mais essa coceira..
Aguardo respostas

kamila disse...

oi estou gravida de 5 meses e tenho candidiase ha 2 anos, já usei todo tipo de remedio receitado pelo médico, gostaria de saber se banho de acento com vinagre é bom pra tratar a candida,e quanto tempo se deve ficar no banho de assento?(me disseram 30 minutos)

NOELI disse...

noeli ......tenho candida amuito tempo ela as vezes ameniza mais tem vezes que nao sei o que fazer com tanta coceira!!!me disseram que era bom enjetar iogurte natural!!eu fiz isso dois dias seguidos mais parece que irritou mais ainda to qse loka sem saber o que fazer sera que se eu fizer o banho de acento com o oregano vai melhorar to ate com medo!!!chega as vezes ate a samgrar de tanto que eu coço nunca vi uma coisa assim tao chata se puder me ajudar!!!

denise.estetica disse...

Dêde

Boa tarde. Eu fiz um exame ginecológico e constou que estou com um tipo de hpv se chama NIC 1, esse chá de orégano tb serve para melhorar esse caso? Obrigado.

Ticyanne disse...

Olá! Tenho candidiase a mais ou menos quatro anos, como a maioria já tomei muitos dos "zol", fluconazol,cetoconazol e passei pomadas, nistatina, crevagin e etc. Nada aconteceu. Espero sinceramente que esse banho de assento com oreganou ou cravo-da-india dê jeito, pois, já não aguento mais. As vezes fico deprimida, nao posso parar de tomar a pilula anticocepsional, sei que pode aumentar, me ajude, o que faço?

Ione Magrassim disse...

Olá, assim como o desespero que eu estava ao achar estas abençoadas dicas hoje,minha satisfação em vir agradecer também é grande.
Ainda nem fiz o banho de assento, e na minha pressa de conseguir o minimo de alivio, fiz um chá de cravo com oregano,o que tinha em casa; tomei e me lavei, acredite, estou na terceira "crise" desta coisa terrível chamada candidiase, e ao me lavar a coceira em menos de meia hora aliviou uns 70%,louvo a Deus pela sua vida, tenho diabétis, peso mais de 100 kilos e tenho sofrido muito, mesmo fazendo td que os médicos prescrevem.
Vou fazer amanhã os banhos de assento, e com este chá por enquanto,pois não tenho dinheiro para mais do que isso no momento.
Obrigada, depois volto para relatar o que aconteceu ,srsrsr;bjinhos ungidos.

Patrícia disse...

olá
eu andei pesquisando e sinto alguns sintomas que parecem com candidíse,mas não tenho certeza ,ainda não fui no medico mas ja estou com a consulta marcada, mesmo assim posso usa banho de assento com orégano ou só depois que eu tiver certeza??

Luh disse...

Oi Sol, irei fazer o banho de assento com oregano, estou com duvida quanto ao iogurte natural...posso fazer o banho de assento e logo depois injetar o iogurte? ou devo fazer o banho de assento durante uns dias e depois usar o iogurte??

Luh disse...

Sol, cade voce??, não nos abandone.....

meu album especial disse...

olá boa noite,depois ler atentamente todos os comentários,postado aqui, também quero dizer faz algum tempo que sofro com candidiase,mas reparei que alimento que comu em excesso como ovos,pimenta do reino,pimenta dedo de moça,carne de porco,e outros tipos de pimentas,faz voltar a candidiase.
se eu controlo esses tipo de alimentos fico tempo sem ter nada.
e outra coisa que ajuda muito é uso de calcinha de algodão.
lycra ou tecido sintético.
hoje mesmo mesmo estou com sintomas de candidiase.
vou fazer o banho de assento,
desde agradeço a existência de blog.

tatazzinhas2 disse...

Quero apenas agradecer a sugestao do Cha de assento com oregano, ainda nao posso dizer que estou curada, mas posso afirmar que é um chá milagroso. Há uma melhora quase instatanea dos sintomas. Mto obrigada mesmo. Abraco

Marguerite Gautier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TudoVegan - Jani Flores disse...

Oi Sol,
Primeiramente gostaria de agradecê-la por partilhar conosco sua experiência e conhecimento.
Também cheguei até aqui com dúvidas e bem confusa.
Fui diagnosticada com candidíase pela minha médica através do exame papanicolau.
Porém, não tenho esses sintomas de ardência e coceira na região genital.
O que acontece às vezes é um pouco de ardência após a relação, mas acredito que isso seja devido à lubrificação.
Mas o que tem me acontecido muito são as aftas na região da boca, internamente, nos lábios e língua, também tenho tido dores estomacais, refluxo e queimação.
Andei lendo na internet e vi que esses sintomas tem muita relação com a candidiase.
Também tenho tido uns carocinhos na região genital e no bumbum, como se fossem espinhas internas bem inflamadas, ficam muito inchadas e vermelhas, e doloridas também, será que isso tem relação com a candidiase?
Minha médica receitou uma pomada para aplicar na região genital, mas como nunca utilizo nenhuma medicação, vim procurar auxílio nos tratamentos naturais.
Você teria alguma indicação pra mim?

Desde já fico muito grata por sua atenção.

TudoVegan - Jani Flores disse...

Oi Sol,
Primeiramente gostaria de agradecê-la por compartilhar sua experiência e seus conhecimentos. Você disponibiliza um material muito rico para nós.
Bom, também cheguei até aqui cheia de dúvidas e bem confusa.
Fui diagnosticada com candidiase pela minha médica através do exame papanicolau.
Porém, não tenho esses sintomas incomodos habituais de coceira e ardência, só sinto um pouco de ardência após a relação, mas acredito que isso seja devido à lubrificação.
Meu maior sintoma são as aftas na região bucal, internas, nas bochechas e língua, li na internet que esses também são sintomas da candidiase.
Também tenho tido problemas estomacais, como queimação, refluxo, azia.
Na região genital, o que me acontece são umas espécies de espinhas internas bem inflamadas e doloridas, mas elas não eclodem, ficam assim até desaparecerem, e isso demora bastante. Elas aparecem ao redor da vagina, na virilha e até no bumbum.
Minha médica receitou uma pomada para usar na região genital para tratar a candidiase, mas como não utilizo nenhum tipo de medicamento, não gostaria de utilizar essa pomada, então recorri ao tratamento natural.

O que você acha do meu caso? Teria algo para me indicar?

Obrigada desde já.

Karina disse...

Olá!
Gostaria de saber ser é normal a região da virilha fica avermelhado como se fosse assaduras.O que eu faço estou pra ficar maluca.por favor me ajude.Obrigada

Karina disse...

Olá Sol.
Gostaria de saber se é normal apoarecer assaduras da região da virilha.O que eu posso usar para aliviar.Por favor me ajude.Obrigada

Violet.y disse...

Olá Sol, tenho acompanhado seu blog já faz um tempo.Sofro com a monília a alguns anos e já fiz os tratamentos médicos sem resposta alguma.Estou na dieta e em apenas 24 horas meu corrimento é praticamente inexistente.Meu problema é com a dor que eu sinto na região da pelvis e sensação de inchaço.Sinto dores não muito intensas mais persistentes.O que faço? já fiz exame de ultra-som e não foi diagnosticado nada de errado.Tenho 18 anos. Agradeço a atenção, fique com Deus.

Susi disse...

tenho candidiase a tempos só q agora faço musculação e tomava vitamina de mamão com leite e aveia antes de ir, como é proibido frutas doces, o q vou poder tomar agora antes de maiar???

cris disse...

Bom dia.
Gostaria de colocar uma questao, é o seguinte.
A cerca de um mes tive uma infecçao urinaria, fiz o tratamento à base te antibioticos e anti-inflamatorios, uma ou duas semanas depois, estava com comichao na vagina ardor ao urinar e corrimento branco.
Estava com uma candidiase vaginal. Apliquei o ovulo vaginal que tem a duracao de tres dias e apliquei uma pomada na vagina. A coceira e ardor passaram o corrimento diminuio mas continuava, fui ao ginecologista e coloquei-lhe a questao e ele disse que esse corrimento branco era do ovulo que tinha colocado. Hoje passado uma semana po corrimento branco é pouquissimo mas continua nao tenho ardor nem comichao na vagina apenas noto-a um pouco vermelha e por vezes pareco ter uns ligeiros pontinhos brancos. O que podera ser? Sera que continu-o com candidiase? por favor deia-me uma opiniao/ ajuda.
Obrigado.

Hanna disse...

Olá Sol!! Adorei seu blog! Enteri uma vez e agora não paro mais! Gostarai de saber se para o combate da candida vaginal eu posso apenas engolir um alho pela manhã ou se tenho mesmo que amassa-lo?
bjos

Tatiana Corrêa disse...

Bom Dia, gostaria de saber o que posso fazer para candidiase nos seios estou amamentando a 3 meses, ese chá de oregano pode ser passado?
Obrigada

jana disse...

Olá! gostaria de saber se para fazer o banho serve o oregano que compramos em supermercados já alguns meses sofro de candidiase não aguento mais já fiz varios tratamentos usei varias pomadas e nada sempre volta o que eu faço me ajude por favor.

Walisson Gomes disse...

O chá de oregano não funcionou pra mim na lavagem. Piorou! kkkkkkkkkk
É sério. Amanhã hoje vou ao médico mais uma vez.

Marli disse...

Boa noite...há cerca de uma semana comecei a ter os sintomas já bastante mencionados aqui.
Liguei pro meu médico, mas ele estava viajando e enqto esperava o retorno dele resolvi pesquisar os sintomas. Descobri q era candidiase e cai aqui no site.
Comprei o livro da Sol (o q recomendo a todas fazer o mesmo) e iniciei o tratamento...
Já faz 5 dias q estou tomando capsula de alho e óleo de coco extravirgem...tb passo os óleos na vagina o q reduziu cerca de 60% os sintomas...há 3 dias iniciei o banho de assento com chá de cravo-da-índia e a beber ao longo do dia, desse chá e de outras ervas.
Já posso dizer q os sintomas praticamente desapareceram! (ainda persiste um pouco de dor de cabeça e dificuldade para concentrar)
Minha alimentação tb mudou radicalmente...retirei totalmente os carboidratos e as frutas muito doces. Tenho comido verduras cruas, peixe e as frutas "permitidas".
Vale a pena comprar o livro da Sol e seguir cada passo...é trabalhoso, demorado pra alcançar a cura, mas compensa...
Boa sorte a todas!
E muito obrigada Sol por ter criado o site, escrito o livro e ajudado a tantas pessoas...
Abraços

jorda disse...

Oi Sol eu estou grávida de 6meses e estou com candidíase vulvovaginal ja usei duas pomadas mas não adianto eu posso fazer o chá e me lavar?esta um pouco inchado o q devo fazer deste ja obrigado muita saúde e paz

Solange Lutibergue disse...

Jorda, faça lavagem com chá de orégano, pois o cravo é abortivo e, mesmo externamente, eu não aconselho. Faça um chá de orégano bem forte e lave o local com o chá morno, mais para quente que para frio. O orégano é aquele comum comprado em supermercados.

Beijos.

Anne disse...

Oi Solange, tenho Candidiase a muitos anos, médicos apenas dizem que tenho infecção e passam pomadas e fluconazol, resolvem mais depois volta cada vez pior... tem um tempo que não uso mais esses remedios. comecei fazer assento, mais é com agua morna, vinagre branco e alcool... vinagre aparentemente sempre resolveu, acaba com a coceira, faz sair aqueles glóbinhos branco.. vc acha que vinagre não faz bem? acha que devo mudar por óregano?

Blog do carro disse...

Olá pessoal e Sol, essa é a segunda vez que tenho candidiase e está muito forte, já tomei fluconazol e usei pomada mas não adiantou. Essa semana comecei a tomar alho cru e fazer banho de assento de oregano e tou colocando alho também para ferver no mesmo banho. Pode ser assim?

Patricia Camila disse...

ola... nao entendi a parte que vc falou de movimentos rapidos? devo por o cha dentro da vagina tb? bj

Lilica disse...

Sol,
POSSO FAZER DUCHA COM O CHÁ DE ORÉGANO??

Aliii disse...

Olá Solange!!
Parabéns pelo Blog!
Gostaria que m tirasse uma dúvida: tomra chá de alho tbm resolve para combater a candidíase?ou só o alho cru mesmo?

Fiko no aguardo :)
Obrigado por todas as dicas!

Talita disse...

Sol estou gravida de 30 semanas e.sofrendo a tempos com a candidiase. Essse banho de acento com oregano é sò pra lavar por fora ou eu poderia me sentar na bacia?

PSICOLÓGA MARLEI COUTINHO disse...

tenho candidiase desde de criança causando serios problemas de alergia no corpo e ultimamente resolvi seguir o tratamento natural,deixando de lado os remedios que os medicos passam,Sou hipertensa e faço uso do banho de acento com oregamo,mas quando eu tomei o chá a minha pressão arterial alterou entao queria saber se o chá de oregamo deve ser evitado para quem é hipertenso?

PSICOLÓGA MARLEI COUTINHO disse...

gostaria de saber se o chá de oregamo pode ser tomado para quem é hipertenso,pois eu tomei e subiu a minha pressão arterial

PSICOLÓGA MARLEI COUTINHO disse...

Quem é hipertenso pode tomar o chá de oregamo,pois eu tomei e subiu a minha pressao arterial

dani cris disse...

Eu moro na frança eu gostaria de saber se essa comprensa de oregano pode ser aquele de mercado que vem no potinho porque aqui nao achei a folha .

enila disse...

ja a algum tempo que eu estou com essa doença e eu não tenho coragem de falar para minha familia por vergonha e eu não sei ainda como começar...estou tomando o chá de uxi-amarelo e depois eu tomei ipê-roxo, ja fiz algumas lavajes tbm mas so diminuiu e eu queria a ajuda de vcs q ja passaram pelo o que eu to passando agora para me curar... só vcs pois não tem como eu procurar uma ajuda medica pois se eu for atras minha familia vai pensar outras coisas...oque eu faço? me ajude por favor

enila disse...

ja a algum tempo que eu estou com essa doença e eu não tenho coragem de falar para minha familia por vergonha e eu não sei ainda como começar...estou tomando o chá de uxi-amarelo e depois eu tomei ipê-roxo, ja fiz algumas lavajes tbm mas so diminuiu e eu queria a ajuda de vcs q ja passaram pelo o que eu to passando agora para me curar... só vcs pois não tem como eu procurar uma ajuda medica pois se eu for atras minha familia vai pensar outras coisas...oque eu faço? me ajude por favor

Juçara Carvalho disse...

Estou com uma ardência interna , qdo tenho relação, me encomodando bastante, já fui ao ginecologosta, ja usei a pomada que ele me receitou, mas ainda continuo c/ essa ardência qdo tenho relação.Posso usar esse banho de assento de orégano? Não estou com corrimentos, só essa ardência horrível.Desde já fico-lhe muito agradecida.

Vana Mendes disse...

Posso utilizar o chá de orégano como profilaxia para não ter novas recidivas mesmo que agora esteja sem sintomas?
Obrigada!

A "uma" disse...

Olá Sol!
Gostei muito do seu blog, parabéns!

Eu tenho uma dúvida: meu médico falou que a cândida gosta de calor e você mesmo diz isso aqui no blog, então, o ideal não seria fazer o banho de assento com o chá (de cravo ou de orégano) frio e não morno?

Charlotte Drummond disse...

Olá Sol,

Tive 2 crises feias da candidiase, á uns 2 anos atras...
Desde então tenho crises raras e fraquinhas, mas tenho constantemente corrimento branco. É muiito incomodo...
O banho de orégano além de melhorar as crises é eficaz tbm para eliminar o corrimento??
Bjos

Camila Freitas disse...

Não estou conseguindo me livrar desse mal, já fui ao medico, usei pomadas e comprimidos e nada, já tentei ate usar iogurte natural, não sinto coceiras, apenas a ardência durante a relação sexual, e o corrimento como se fosse uma nata, o chá de orégano pede me ajudar nesse tratamento? Não sei mais o que fazer estou desesperada, me ajudem por favor.

flor de mel disse...

ja tive candidiase e agora meu exame papanicolaou deu a bacteria gardnerela.qual o melhor tratamento para essa bacteria? o oregano serve?

Luciana disse...

Tenho candidíase recorrente há muito tempo. Já tomei diversos remédios e usei várias pomadas. Passo um tempo bem mas de repente volta. Fiquei bem durante os dois anos que fiquei sem pílula, porque queria engravidar novamente. Por isso, estou certa que a minha candidíase vem do uso do anticoncepcional. Mas como não posso ficar sem ele, já que meu cabelo e minha pele ficam péssimos sem tomar a pílula, queria saber se apenas o uso do chá de orégano poderia aliviar as crises... Obrigada. Luciana.