Chá de hibisco emagrece 5 quilos em um mês

-->
Bebida deve ser ingerida quatro vezes ao dia

Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar a fazer dieta. Ainda bem que uma planta pode ajudar, e muito, nesta tarefa.

O chá da flor de hibisco, combinado a uma alimentação saudável, pode eliminar até cinco quilos em apenas um mês. “A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”, explica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.


Além disso, a bebida é muito rica em flavonoides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.


Onde encontrar e como tomar


Para aproveitar as propriedades, consuma o chá de hibisco quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado em lojas especializadas e também em alguns supermercados.


Não há contraindicações ou efeitos colaterais. Porém mulheres grávidas e que amamentam devem consultar um médico. Faça também uma alimentação balanceada, como a dieta proposta pela nutricionista Roseli Ueno. “Só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar”, diz Roseli. Siga o cardápio até atingir o peso desejado.


Como fazer o chá

Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água fervente. Abafe o líquido por dez minutos e coe. Pode ser tomado quente ou frio.


A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, ensina a incrementar o chá. Ferva, em 1 litro de água, 5 ou 6 hibiscos desidratados, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por três minutos.


Dicas dos nutricionistas

- Evite usar muito sal. Esse tempero contribui para o corpo reter líquido. Use ervas e especiarias como orégano, salsa e alecrim.


- Não abuse de carboidratos refinados (arroz branco, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Prefira as versões integrais, que garantem saciedade por mais tempo.


- Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!


- Diferentemente do chá verde, a infusão da flor é saborosa. Tente ingeri-la sem adoçar. Não consegue? Ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.




*Texto retirado de:

38 comentários:

Mari disse...

Boa tarde!
Na receita do chá de hibisco, quando vc fala em 5 ou 6 colheres de hibisco, vc se refere a flor do hibisco ou à folha? Além disso, como posso desidratar o hibisco?
Obrigada.
Marianna

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Mari,
Eu me refiro à flor, que pode ser comprada desidratada em lojas de produtos naturais e até supermercados. Mas se você tiver acesso à flor fresca, pode usar.

Abraço.

Solange

renata disse...

Olá Sol, boa tarde! Eu gostaria de saber se só poder ser a flor do hibisco? Outras partes não podem ser usadas?

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Renata.
A matéria diz para usar a flor do hibisco, mas se você quiser experimentar a folha, fica a seu critério. Eu uso a flor desidratada.

Mari, para desidratar o hibisco, deixe a planta na sombra e ao ar livre até ficar seca. Eu também uso a flor fresca, partida, para fazer o chá.

É importante não ferver a flor. Basta adicionar água fervida por cima e deixar amornar.


Abraço.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA disse...

Pode ser o Hibisco vermelho?

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA disse...

Qualquer cor de hibiscos pode ser usada para fazer o chá?

Sol Cavalcanti disse...

O hibisco medicinal é o ´chamado Hibiscus sabdariffa (veja uma matéria sobre ele em http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/10/benefcios-do-hibisco.html). Ele é vermelho e pode ser comprado desidratado em lojas de produtos naturais. Se usar a flor fresca, a quatidade para uma xícara são duas flores (somente as pétalas). Se for desidratada use uma colher de chá para uma xícara ou uma de sopa para um litro de água.

Abraço.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA disse...

Posso utilizar o hibiscus mais comum q dá em jardim?
Ele é tóxico?
Obrigada!

Kreca disse...

eu gostaria de saber se o cha de hibisco desidratado ele não faz mal para que tem calculo renal,e tbm não abaixa a pressão pois gostaria de tomar ,por favor me esclareça tudo sobre esse chá,tenho medo pois tenho sindrome do panico é tenho medo até de tomar água,muito obrigada mande uma resposta pra mim.

Sol Cavalcanti disse...

Kreca,

Não, o chá de hibisco não tem contraindicação, mas, para seu conforto, tome-o aos pocos para s e acostumar. Para cálculos renais beba chá de quebra-pedra.

Abraço.

Solange

NEUZA disse...

a minha casa tem hibiscus vermelho e rosa com quantas folhas eu faço um litro de chá
bjos

Dorinha disse...

Olá Sol,
tenho uma dúvida aqui:
"Como fazer o chá

Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água. Ferva por cinco minutos. Depois abafe o líquido por mais dez minutos e coe. Pode ser tomada quente ou fria."

Então o que eu gostaria de saber se eu devo deixar as flores desidratadas do Hibisco ferver por 5 minutos ou se deixo a água ferver por uns 5 minutos e depois adiciono a água fervida(ainda quente) nas flores em um recipiente e deixo abafado?
Grata,
Doris

joyce-alvino disse...

Boa tarde!
Estou pensando em tomar o chá de hibisco porque tenho gordura localizada na parte da cintura, só preciso saber quantas vezes por dia eu preciso toma-lo?
E se ele fizer efeito se posso parar de toma-lo?
Obrigada.
Joycemara Alvino
(joyce-alvino@hotmail.com)
POR FAVOR DE RESPONDA ATRAVES DO E-MAIL. E NÃO O DIVULGE.
OBRIGADA

Solange Lutibergue disse...

Dora,

É para colocar a erva na água quente, sem ferver.

Beijos.

galega disse...

OI TOMO UM COMPOSTO DE 30 ERVAS COM HIBISCUS...TEMA MESMA EFICACIA DO QUE TOMAR SO O HIBISCUS SOZINHO OBRIGADA

nandavidal1989 disse...

Hibiscus: a flor que ajuda a emagrecer

O chá da flor de hibiscus, combinado com uma alimentação saudável, pode ajudar a secar até 5 Kg em um mês. A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.
Quem nunca sonhou em tomar um chá que tivesse o poder de levar embora - e para sempre! - os quilinhos extras? Infelizmente esse produto ainda não foi inventado, mas existe uma plantinha que pode turbinar (e muito!) a sua dieta: o hibiscus, ou como é conhecido popularmente, o hibisco. O chá da flor, combinado com uma alimentação saudável, pode ajudar a secar até 5 Kg em um mês. "A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento", explica a nutricionaista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.

E tem mais: rico em flavonóides - poderosa substância antioxidante -, o hibiscus ainda combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento!

Mas atenção! o hibisco usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental chamada Hibiscus rosa-sinensis, muito comum nos jardins. Veja abaixo:





Dicas dos nutricionistas

* O chá é preparado com os cálices da flor Hibiscus sabdariffa. Para aproveitar bem as propriedades da planta, consuma o chá quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado (cálices secos).

* Não há contra-indicações ou efeitos colaterais, mas mulheres grávidas q que amamentam devem consultar seu médico antes de consumir o chá.

* Faça uma alimentação balanceada, pois só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar. Não abuse de carboidratos refinados (como macarrão, pão e biscoitos feitos com farinha branca). Prefira as versões intetgrais.

* Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!

* A infusão dos cálices de Hibiscus sabdariffa não é amarga, na verdade é até saborosa. O ideal é não adoçar, mas se não conseguir tomar o chá assim, use uma pequena quantidade de mel.

Como fazer o chá

O chá deve ser preparado com 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por alguns minutos, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por mais alguns minutos. Depois é só coar. A chá pode ser consumido quente ou frio.

Para incrementar o sabor do chá, pode-se acrescentar outros ingredientes. Por exemplo, ferva em 1 litro de água 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por 3 minutos.

http://www.jardimdeflores.com.br/hibiscus.htm

maira disse...

Posso tomar o chá de saquinho?
Aquele comprado em supermercado?

rosa disse...

o cha se faz com a flor ou com o botao do hibisco
obrigada

Welton Leandro Valdir disse...

Tomo o chá de Hibisco há cerca de 15 dias. Já vi muita diferença, especialmente pelos suas propriedades diuréticas.
Tomo o chá gelado, adoço com adoçante em gotas (70 gotas por litro) e armazeno em garrafas pet de refrigerante na geladeira.
Com isso, diminuí muito o consumo de refri aqui em casa e só tenho visto benefícios.

Indico de verdade.

Welton Leandro Valdir

VILMA disse...

Podem tomar que é ótimo, eu tomo desde de janeiro deste ano, junto com reeducação alimentar, já perdi 20 quilos.Eu recomendo.

Lú Coutto Siqueira disse...

Boa tarde, eu aprendi mais uma forma de utilizar o chá de hibisco, porém estou em dúvida se o efeito está sendo o mesmo: Coloco uma colher de sopa em um litro de agua gelada e deixo por 40 minutos, depois eu couo conforme a quantidade que quero beber e adoço com uma pitadinha de suco em pó com zero açucar.
Apenas deixando ele de molho na agua gelada terei o mesmo efeito de que se eu estivesse fervido?

Ana Cavalcanti disse...

Olá!
Comprei o hibisco em capsulas. Em vários sites encontrei informando que deve se tomar: antes das refeições, outros diz que é durante e outros após. Na embalagem diz para tomar depois, mas estou tomando o coco extra-virgem em cápsulas antes. Alguém poderia me dizer se posso tomar depois das refeições ou em outro horário?
Desde já agradeço.

Ana

vanessa disse...

tõ tomando anfepramona;clodiazepoxido;fluoxetina esene; aloina enfim varios;;;; e ja emagreci12 kls em 2 meses e agora quero parar .o q devo fazer pra nao engordar de novo?

Paulo disse...

Eu comecei a tomar cha de hibiscus branco com cavalinha em dez e automaticamente ele tirou a anciedade e logo passei a comer menos ; Ja perdi 16 kls (3 meses).Eu bebia muita agua ,em torno de 4 lt por dia e como retenho liquido absurdamente passei a beber o cha gelado ao invés da agua . eu pesava 103kls e hj estou com 87 kls o unico probleminha é ir ao banheiro varias vezes ao dia mas estou animada...Abraços a todos (Ana)

isa tkmar disse...

eu gostaria de saber se posso tomar o chá em jejum por que tenho pressão alta? bjs sirlei

Meu cantinho disse...

Boa tarde ...sabe me dizer se posso adoçar o chá fervendo junto a stevia (erva)?

Is Hot Skate Boards Original Style disse...

Ola!
gostaria de saber se posso fazer o cha de hibisco junto com alecrim.
obg.

Catharina e Caroline disse...

ola achei ótimo tomar o bibisco em uma semana consegui perder 2 quilos
queria saber se ele faz mal para a pressao.ou para o estomago.
que nao quero parar de tomar.estou comendo até bem,sem exageros.por iiso gosaria de saber se faz algum mal

Unknown disse...

Oi Estou fazendo dieta para emagrecer, minha nutricionista mandou eu tomar cha de hibisco, não lembrei de perguntar se o de saquinho faz o mesmo efeito, vc poderia me tirar esta duvida?
Obrigada,Abraço
Ana

Unknown disse...

Boa tarde, se eu tomar o cha de hibisco em saquinho faz o mesmo efeito?
Obrigada,
Any

gabizinha disse...

ola tudo bem gostaria de saber se posso tomar o cha de hibisco e a chia tambem se tera algum efeito contrario ingerindo os dois obrigado por me ajudar

ROBSON GISBERT disse...

BOA TRDE COMPREI O CHÁ DE HIBISCO EM CÁPSULAS DE 400 MG TAMBEM FAZ O MESMO EFEITO DO CHÁ LIQUIDO?

ROBSON GISBERT disse...

gostaria de saber se a capsula faz o mesmo efeito do que o cha liquido pois comprei em comprimidos na farmacia de manipulação.

francielle ratusznei shelly disse...

ola mari td bem??
queria saber se poço tomar hibisco ,cha verde e oliveira juntos ??? como e uma colher de sopa de cada um por dia posso misturar os trez e fazer em trez litros de agua? ou somente em um??
obrigada

cida disse...

quero comprar a semente do hibiscos vermelho para plantar em minha casa,com que nome eu compro a semente?

Isa MF Caetano disse...

CHÁ DE HIBISCUS PODE SER INGERIDO COM O CHÁ CHAPÉU DE COURO?

Isa MF Caetano disse...

Posso tomar chá de hibisco e junto com o chapéu de couro?

Cleide & Malú disse...

EU RECOMENDO TOMAR CHA DE HIBISCO , EU ESTOU TOMANDO JÁ FAZ 3 MESES E TIVE UMA REDUÇÃO DA REGIAO ABDOMINAL VISIVEL, MAS EU COMPRO O CHÁ INSTANTANEO JUNTO COM O CHÁ BRANCO QUE VENDE EM LOJAS DE PRODUTOS ORGANICOS...MAS LOGICO QUE O CHÁ VAI FUNCIONAR SE VC FAZER ALIMENTAÇÕES COM QUALIDADE E 3 EM 3 HORAS...BOA SORTE CLEIDE