Síndrome do intestino irritável | Cura pela Natureza.com.br

Síndrome do intestino irritável

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A síndrome do intestino irritável (ou síndrome do cólon irritável) é uma desordem gastrintestinal muito comum que afeta sobretudo as mulheres.

Pode ter diversas causas: estresse, dieta inadequada, alergia e intolerâncias alimentares, supercrescimento bacteriano, fúngico e parasitário, produção enzimática insuficiente, intolerância à lactose e irregularidades na secreção de hormônios intestinais responsáveis pela motilidade.

Essa disfunção provoca contrações musculares e movimentos intestinais irregulares, trazendo como conseqüência o acúmulo de muco e de toxinas nos intestinos. O organismo perde a capacidade de absorver os nutrientes, principalmente os aminoácidos.


SINTOMAS MAIS COMUNS
  • Dor e distensão abdominal constante.
  • Urgência para evacuar com posterior alívio da dor.
  • Sensação de evacuação incompleta.
  • Alternância entre diarréia e constipação.
  • Gases, náuseas, azia e excreção excessiva de muco.
  • Ansiedade ou depressão, dor de cabeça, anorexia e fadiga.
  • Intolerância a dissacarídeos (sacarose, maltose, lactose, manitol, sorbitol, lactose e frutose).
DEVE-SE EVITAR

Alimentos como leite e derivados, grãos (sobretudo trigo e milho), café, alguns chás, frutas cítricas e chocolate devem ser eliminados temporariamente do cardápio, bem como alimentos gordurosos, refeições com grande conteúdo de lipídios e consumo de álcool.

TRATAMENTO NATURAL

O tratamento natural da síndrome do intestino irritável consiste basicamente em fortalecer o organismo com:
  • Probióticos.
  • Dieta rica em fibras (frutas, hortaliças, cereais integrais e farelo de arroz).
  • Glutamina (adicionar a sucos ou tomar em jejum).
  • Ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6.
  • Chá de camomila, melissa, valeriana, alecrim, tanchagem e gengibre. Usar as ervas puras ou combinadas.
  • Alfafa.
  • Aloe Vera (babosa) – veja a receita neste blog.
  • Alho.
  • Suplementação de vitaminas e minerais, sobretudo cálcio e magnésio.
  • Técnicas de relaxamento, ioga, caminhada.
  • Modificação do estilo de vida e redução do estresse.