Benefícios da romã | Cura pela Natureza.com.br

Benefícios da romã

-->
A romã é tônica, diurética, antiespasmódica e tenífuga, produzindo excelentes resultados no tratamento de garganta e gengiva, cólicas intestinais e diarréia. Costuma-se empregar as folhas para lavagem dos olhos. É excelente contra vermes.


Segundo cientistas israelenses, a romã tem qualidades terapêuticas e pode ser usada no tratamento de vária doenças. O suco, a polpa e a casca da romã contêm propriedades que, além de reduzir o colesterol, retardam o envelhecimento e podem levar à cura do câncer e da aids.

Pesquisas mostram que o suco da fruta contém um poderoso antioxidante, um tipo de flavonóide mais eficiente na prevenção de problemas cardíacos do que o existente no tomate e no vinho tinto.

O médico e pesquisador Michael Aviram diz que muitos pacientes de alto risco, sérios candidatos a implantes de ponte de safena, conseguiram evitar a cirurgia apenas com o suco de romã.

A romã é um antibiótico natural e, por ser antioxidante, seu suco reduz o colesterol, retarda o envelhecimento, previne os problemas cardíacos, a osteoporose e auxilia no tratamento, quando já se tem, ou reforça a defesa imunológica, defendendo-nos de tumores e doenças degenerativas.

A medicina popular relata o uso da romã no tratamento de diversas doenças. O chá feito com as folhas é usado para lavagem dos olhos e o chá da casca do fruto é usado para infecção de garganta, diarréia e disenteria crônica.

Estudos fitoquímicos descritos na literatura mostram que a casca do fruto é rica em taninos elágicos e derivados de ácido gálico, flavonóides, glicosilados, antocianinas, glicosídeos e ácidos graxos.

A casca da raiz da romãzeira é rica em alcalóides; o pericarpo apresenta atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus e Clostridium perfingeda, além de ter propriedades cicatrizantes.

COMO USAR

Contra vermes
Leve ao fogo três colheres de sopa da casca, do caule ou da raiz com um copo de água. Quando ferver, abafe e deixe amornar. Beba um copo do chá três vezes ao dia. No dia seguinte, em jejum, tome um laxante, que pode ser uma colher de chá de sulfato de magnésio (sal de epson ou sal-amargo) diluída em um copo de água morna. Isso vai ajudar na eliminação dos vermes.


Para garganta inflamada
Faça o chá como indicado acima e, quando estiver morno, adicione uma colher de chá de sal e outra de vinagre e gargareje três vezes ao dia. Repita o processo até a cura total.

Para gripe
Aos primeiros sintomas da gripe, mastigue pedaços da casca verde ou seca. Isso reforça o sistema imunológico e faz o corpo se livrar logo do vírus.

Para os olhos
Com o sumo das sementes da romã também é feito um colírio indicado nos casos de glaucoma e catarata. Veja aqui como fazer o colírio de romã.

14 comentários:

clenia aparecida pires disse...

adorei gostaria de receber comentarios sb o aveloz ele emagrece

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Clenia, tudo bem?

Existe aqui noblog uma matéria sobre avelós.
Abraço e obrigada pela participação.

Solange

mary disse...

Olá, adorei as informaçoes do blog. Minha mãe está com glaucoma terminal e queria saber como proceder para obter o colírio de romã pois tenho a árvore. Agradeceria de coração essa informação. Caso queira responder por mail: mgfeijoo@gmail.com
obrigada
Mary

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Mary.

Infelizmente não sei como fazer o colírio. Eu compro aqui no Recife (telefone 81 3265-5360). No caso dela não adianta cirurgia? Nas minhas leituras verifico que glaucoma tem a ver com circulação e oxidação. Seria necessário que ela tomasse muita vitamina C (no mínimo dois gramas ao dia), chá verde, suco de melancia liquidificado com as sementes, óleo de peixe e outros alimentos antioxidantes. Veja aqui no blog uma massagem para os olhos, que serve para ativar a circulação sanguínea, os exercícios para os olhos e a matéria "alimentos que valem mais que mil remédios".

Sei que esse é um problema muito complicado, por isso espero que Deus as ilumine e mostre uma saída. Se eu souber de algo, com certeza informarei.

Abraço, sáúde e paz!

Huno disse...

Algumas provas simples que a medicina oficial é dirigida para a manifestação da doença e sua manutenção e sob hipotese alguma para a cura.

- Fazem o juramento falso de Hipócrates.

- Age de forma inversa aos preceitos de Hipócatres

- Negligenciam todas as terapias naturais, mesmo que comprovadas cientificamente, que atacam as causas, sempre atacando os sintomas

- A grade do curso de medicina não possui nenhuma diciplina de nutrição ( a medicina veterinária possui umas 4).

- A doença e sua manutenção geram lucros faraônicos, tanto a nível de farmacos, tratamentos e cirurgias.

- Esta medicina tem origens na idade média, como um desmembramento da Igreja Apostólica Romana, como também o nosso conceito de direito.

- Usam a psicologia do terror.

- Está intimamente ligada a interesses políticos e econômicos( Um povo doente e desesperado é bem mais fácil de ser adestrado)

-etc...

Solange Lutibergue disse...

Huno,
Realmente é isso o que acontece, pois a doença dá lucro, assim como a guerra, o terrorismo...

Abraço.

Aluisio disse...

Eu realmente não acredito que Deus tenha colocado tantas plantas, frutas ervas, apenas para enfeitar, ou com a finalidade somente de alimentar, acredito piamente que a cura de qse ou senão todas as doenças existentes estão na natureza, cabe ao homem ser menos mesquinho e mercenário e entender que salvar vidas é mais importante que acumular riquezas....

Fátima Sá disse...

Gostaria muito de saber onde encontrar o colírio de romã para glaucoma. Minha mãe é portadora da doença e faz uso de dois colírios diariamente (COSOPT e TRISORB). Obrigada

LUCAS disse...

Por favor poderia me informar como fazer ou comprar este colirio para os olhos. Meu e-mail luizablima2009@hotmail.com

Luizablima disse...

poderia me enforma como faço para fazer ou comprar o colirio para os olhor .

dsteffellar disse...

olha gente, me ensinaram fazer o cha com semente e casca e tomar sem adição de açucar nem sal e nem mesma vinagre será que faz algum mal? porque achei o gosto assim muito marrento...alguem pode me responder...pq pesquisei depois artigos sobre o chá parq infec~çao de garganta mas só ensina a fazer gagarejo e não a toma lo puro.
obrigada delkaj

Solange Lutibergue disse...

Vejam a receita do colírio de romã aqui:

http://curapelanatureza.blogspot.com/2012/02/receita-de-colirio-de-roma.html

Abraço.

Unknown disse...

Pessoal, uso o sachê do chá de romã que é delicioso e muito bom para a garganta e para o coração. Abraços

Marie Claier da Silva disse...

Eu queria saber se ele também serve para limpar a voz, como por exemplo, para cantar...