Benefícios da romã | Cura pela Natureza.com.br

Benefícios da romã

-->
A romã é tônica, diurética, antiespasmódica e tenífuga, produzindo excelentes resultados no tratamento de garganta e gengiva, cólicas intestinais e diarréia. Costuma-se empregar as folhas para lavagem dos olhos. É excelente contra vermes.


Segundo cientistas israelenses, a romã tem qualidades terapêuticas e pode ser usada no tratamento de vária doenças. O suco, a polpa e a casca da romã contêm propriedades que, além de reduzir o colesterol, retardam o envelhecimento e podem levar à cura do câncer e da aids.

Pesquisas mostram que o suco da fruta contém um poderoso antioxidante, um tipo de flavonóide mais eficiente na prevenção de problemas cardíacos do que o existente no tomate e no vinho tinto.

O médico e pesquisador Michael Aviram diz que muitos pacientes de alto risco, sérios candidatos a implantes de ponte de safena, conseguiram evitar a cirurgia apenas com o suco de romã.

A romã é um antibiótico natural e, por ser antioxidante, seu suco reduz o colesterol, retarda o envelhecimento, previne os problemas cardíacos, a osteoporose e auxilia no tratamento, quando já se tem, ou reforça a defesa imunológica, defendendo-nos de tumores e doenças degenerativas.

A medicina popular relata o uso da romã no tratamento de diversas doenças. O chá feito com as folhas é usado para lavagem dos olhos e o chá da casca do fruto é usado para infecção de garganta, diarréia e disenteria crônica.

Estudos fitoquímicos descritos na literatura mostram que a casca do fruto é rica em taninos elágicos e derivados de ácido gálico, flavonóides, glicosilados, antocianinas, glicosídeos e ácidos graxos.

A casca da raiz da romãzeira é rica em alcalóides; o pericarpo apresenta atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus e Clostridium perfingeda, além de ter propriedades cicatrizantes.

COMO USAR

Contra vermes
Leve ao fogo três colheres de sopa da casca, do caule ou da raiz com um copo de água. Quando ferver, abafe e deixe amornar. Beba um copo do chá três vezes ao dia. No dia seguinte, em jejum, tome um laxante, que pode ser uma colher de chá de sulfato de magnésio (sal de epson ou sal-amargo) diluída em um copo de água morna. Isso vai ajudar na eliminação dos vermes.


Para garganta inflamada
Faça o chá como indicado acima e, quando estiver morno, adicione uma colher de chá de sal e outra de vinagre e gargareje três vezes ao dia. Repita o processo até a cura total.

Para gripe
Aos primeiros sintomas da gripe, mastigue pedaços da casca verde ou seca. Isso reforça o sistema imunológico e faz o corpo se livrar logo do vírus.

Para os olhos
Com o sumo das sementes da romã também é feito um colírio indicado nos casos de glaucoma e catarata. Veja aqui como fazer o colírio de romã.