Tireoide: conheça melhor essa glândula essencial

-->
A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que têm como uma de suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente, pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco à vida.

Está localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todo o organismo, regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está em hiperfuncionamento ocorre uma aceleração do metabolismo em todo o organismo, podendo ocorrer agitação, diarreia, taquicardia, perda de peso, entre outros. Por outro lado, quando a glândula está em hipofuncionamento, pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.

Cerca de 10% das mulheres com idade acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireoide. Algumas estatísticas demonstram que uma em cada cinco mulheres que procuram o ginecologista para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta, na verdade, problemas tireoidianos.

É importante estar atento, porém, pois todas as pessoas, independentemente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações nessa glândula.


HIPERTIREOIDISMO

O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireoide e pode originar-se de várias causas.

Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas mostrar sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.


A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão) chamada doença de graves.

Outras causas do hipertireoidismo incluem:
  • bócio multinodular (aumento do volume da glândula, que leva à produção excessiva dos hormônios);
  • tumores da glândula tireóide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários;
  • inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou de outra inflamação;
  • ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireóideo;
  • ingestão excessiva de iodo.
Várias substâncias com altas concentrações de iodo, como comprimidos de alga, alguns expectorantes e amiodarona (medicação utilizada no tratamento de arritmias cardíacas), podem, ocasionalmente, causar hipertireoidismo.


Principais sintomas do hipertireoidismo
  • Taquicardia
  • Perda de apetite
  • Perda considerável de peso
  • Nervosismo, ansiedade e inquietação
  • Intolerância ao calor
  • Sudorese aumentada
  • Fadiga e cãibras musculares
  • Evacuações freqüentes
  • Irregularidades menstruais
Outros sintomas que podem estar presentes são: bócio (papo), fraqueza, sede excessiva, aumento do lacrimejamento, dificuldade para dormir, pele fria e úmida, vermelhidão ou rubor da pele, pele anormalmente escura ou clara, queda de cabelo, descamação e rápido crescimento das unhas, náuseas e vômitos, atrofia muscular, tremor nas mãos, diarreia, pressão sanguínea alta, dor nos ossos, protusão dos olhos (exoftalmia), visão dupla, aumento da probabilidade de aborto, entre outros.

Entre os principais problemas do hipertireoidismo estão as complicações cardíacas, incluindo taquicardia, insuficiência cardíaca e arritmia. A crise de tireóide ou "tempestade" da tireóide é uma exacerbação aguda dos sintomas do hipertireoidismo, que podem ocorrer devido a infecções ou estresse. Pode ocorrer ainda febre, diminuição do estado de alerta e dor abdominal, necessitando nesses casos de hospitalização.


HIPOTIREOIDISMO

No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireoide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui, causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireoide e exposição prolongada a radiação.

O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar despercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.

As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doença de Hashimoto (uma doença auto-imune), tratamento do hipertireoidismo com iodo radiativo, retirada cirúrgica da tireoide para tratar hipertireoidismo ou tumor, uso prévio de medicamentos antitireóideos, pós-parto (transitório em 60% a 70% dos casos), uso de certos medicamentos, como lítio, amiodarona, iodeto e interferon alfa, deficiência na regulação da glândula, inflamação da tireoide, deficiência de iodo (substância importante para a produção dos hormônios tireoidianos) e resistência generalizada ao hormônio tireóideo.

Principais sintomas do hipotireoidismo
  • Fraqueza e cansaço
  • Intolerância ao frio
  • Intestino preso
  • Ganho excessivo de peso
  • Depressão
  • Dor muscular e nas articulações
  • Unhas finas e quebradiças
  • Enfraquecimento do cabelo
  • Palidez
Entre os outros sintomas que podem aparecer mais tardiamente estão fala lenta, pele ressecada e espessada, inchaço de mãos, pés e face, diminuição do paladar e olfato, rouquidão e menstruação irregular.

A complicação mais grave do hipotireoidismo é o mixedema, que pode levar ao coma, mas que felizmente é raro. Ele pode ser causado por infecções, exposição ao frio, certos tipos de medicamento e outras doenças. No coma pelo mixedema ocorre alteração do comportamento, diminuição da respiração, queda da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da temperatura. Doenças cardíacas, infecções, infertilidade e abortamento também podem ocorrer como complicações do hipotireoidismo.

OBSERVAÇÃO: Nas próximas postagens mostrarei tratamentos naturais para regular a glândula tireoide, tanto alimentos quanto exercício.

28 comentários:

lady! disse...

E que tipo de alimento é bom pra isso??

simpleseprofundo disse...

VOCE JA TEM A MAERIA SOBRE ALIMENTOS?

MUITO OBRIGADO...

VOCE DEIXOU ESSA;
OBSERVAÇÃO: Nas próximas postagens mostrarei tratamentos naturais para regular a glândula tireóide, tanto alimentos quanto exercício.

angelo disse...

Olá,gostaria de saber o que faço para me livrar dessa intolerãncia ao calor, pois passo muito mal na época do calor,sinto até tonturas, palpitações e minha pele não transpira, lendo seu comentário;creio que tenho problema de tiróide.

GRATO: Angelo.

Solange Lutibergue disse...

Olá a todos!

Vejam como cuidar da tireoide nestas matérias:

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/como-prevenir-ou-minimizar-problemas-da.html


http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/exerccio-para-ativar-tireide.html

Abraço e luz.

sara disse...

oi gostaria de saber quais os alimentos e tratamentos naturais para o hipertiroidismo,obrigada

Gabi disse...

oi eu descubrir a pouco tempo que estou com hipotiroidismo, so que mesmo tomando remedios pra o tratamento não consigo emagrecer de jeito nenhum. e não suporto mais isso ja fiz de tudo e estou ficando loua,pq não me importo tanto com a tireiode o que eu fico triste é por causa do ganho de peso.gente preciso de ajuda

Mazé disse...

Tenho 61 anos e descobri que estou sofrendo de hipotireoidismo.
Engordei 11kg em 3 anos e não consigo emagrecer, mesmo fechando a boca.
Além disso, vivo com sono, não tenho vontade de fazer nada, sinto dores musculares e nas articulações, depressão.
Caminho todos os dias 3km e faço uns abdominais em casa. Claro: me esforçando muito, pois não quero continuar engordando.
Comecei a medicação há poucos dias, será que poderei emagrecer um pouco.
Maria

Joice Tamura disse...

Boa tarde. Estou com 11.83 de alteração, ou seja hipotireoidismo e a medica indicou puran T4 100mcg, e uma dieta de 1000 calorias, tenho sentido muito sono, dor de cabeça, e mal humor e não vejo que emagreci nesses 10 dias de dieta e uso do puran, gostaria de saber sobre alguém que tem esse problema e se conseguiu emagrecer, ou ajustou a dose e parou de sentir preguiça e sono...
obrigada a todos.

Joice Tamura disse...

boa tarde, tenho hipotireoidismo meu resultado deu 11.83 (estou 18 kilos acima de meu peso) e a dez dias tomo o puran t4 100mcg indicado pela minha endocrino, gostaria de compartilhar a experiencia com outras pessoas, tenho feito uma dieta de 1000 calorias e tenho sentido tb muito sono e muita preguiça rs, gostaria de saber de alguém que teve resultados positivos e se conseguiu emagrecer?

carlavitoriosa disse...

GOSTEI MUITO MUITO DESSE BLOG.
ESTOU COM TIREOIDITE
ME AJUDEM EU AGRADEÇO MUITO
ESTE É MEU EMAIL: carlaexecutivas@ig.com.br

ivonecruz11 disse...

DESCOBRI QUE TENHO HIPOTIROIDISMO,vai ai alguns alimentos que descobri para amenizar o hipotiroidismo: frutos do mar,sal não refinado,repolho, brocolis,couve-de-bruxelas e couve flor levemente cozida.Verduras de preferencia as mais verdes escuras,manteiga(e não margarina) gordura animal com moderação.Consuma grãos evitar a soja. fruta, abacaxi.Consuma alimentos ricos em iodo,reduza o açucar e os farinaceos. Peixes de aguas frias e profundas do oceano. Boa sorte a todos.

glaucia disse...

boa tarde fiz exame de sangue para saber sobre a tiroide e não deu nada sobre a tiroide só colesterol muito alto,o ultrasson deu que tem um caroso de 2cm na glandula mas a medica disse que não tem nenhum problema com a tiroide,fui ao medico porque no ultimo ano de 54 quilos fui para 70 tenho muita falta de ar e o coração acelerado meu cabelo não para de cair e minhas mãos e meus pés estão muito inchados por favor me diga se tenho que procurar outro medico pois a resposta deste não me convenseu peso que me mande um email ou escreva no blog obrigado

Mazé disse...

Glaucia,
sinceramente, se fosse você procuraria outro profissional. Afinal, médicos são humanos e podem errar. Exames de laboratório, também, podem estar com resultado alterado.
Não tenha dúvida, PROCURE OUTRO ENDOCRINOLOGISTA e refaça os EXAMES.
Boa sorte.

estrelaaa Paulinha disse...

ola,,,...è de 97 q descobri q tenho a hipotiroidismo...tomava eutirox 25mg...depois 50mg....sintomas...sempre cansada, depressiva,cabelos frageis...enfim...oq se sente com a hipo...depois de todos esses anos.....engravidei e de 50k passei a 75...tive riscos na gravidez...depois.... o maximo q consegui emagrecer foi 65...comecei a comprar alguns livros com terapias naturais...revistas q falam sobre este problema...e descobri este livro...(em italiano)Ipotiroidismo. Un'emergenza ignorata. Come riconoscere e trattare il pù diffuso disturbo della tiroide de Raul Vergini nao sei se tem em portugues...
...e fala de um remedio...(nao consegui achar ele nos sitos brasileiros pq talvez tenha outro nome...).............fui em um medico especialista em omotossicologia (Italia...aki se chama assim) agora faz alguns meses q estou tomando, ele è feito com uma pequena dose da tiroide do porco, pois è o animal q tem a tiroide mais parecida com a nossa...resumindo...em 3 meses perdi 5 k...me sinto mais ativa.....mas nao somente pelos kilos estou feliz, mas sim por nao ter tantos outros sintomas q a tiroide hipo te faz sentir...outra.... tb comecei a fazer outras coisas naturais que ajudam a emagrecer e dar uma ajuda a tiroide trabalhar mais...como hidrocolon...e desintoxicar o figado...tem muitos sitos que explicam sobre isso..atè mesmo aqui neste da cura PELA natureza...abbracci a tutti...

Gisele Pieve disse...

Estrela Paulinha,
Gostei muito da solução encontrada para o seu problema. Faz pouco tempo que recebi a noticia que minha mae esta com tiroides y a depressão a desanima de procurar alternativas para se curar.
Faz 9 anos que moro fora, na europa e agora moro no Caribe e me entristece nao poder ajudarla. Queria saber se o remédio que vc acaba de comentar se encontra so na italia ou e possivel encontrar no Brasil tambem?
Minha familia tem pouca capacidade financeira entre outros problemas para investir em um tratamento intenso por isso busco alternativas para ajudar.
Ja agradeço sua resposta.
Obrigada,
alvesgisel@gmail.com
Gisele

estrelaaa Paulinha disse...

ola Gisele...
mandei resposta no seu email...
bj bj

Ana Waléria disse...

Adorei encontrar este blog,peço que me ajudem...foi constatado que minha filha de 8 anos esta com a hipo...a endo passou o hormonio sintetico...meu esposo nao aceita que ela use pois a mesma irá ficar dependente desta medicacao...estamos quase certos de fazermos o tratamento dela com o Dr.Italo Rachid médico renomeado e quem nao conhece vejam o seu site longevidade saudavel...gostaria de saber se estamos tomando a decisao correta...estamos aflitos pois o bocio dela esta bem elevado e para nós tudo isso é novidade...ag.uma resposta..obrigada à todos...Ana

Arianna disse...

para HIPOtiroide o melhor é fazer um mineralograma, certamente vai detectar falta de selenio, zinco, manganês, a tiroide precisa mto destes elementos, pode acrescentar TIROSINA, um aminoacido.
usar creme dental sem fluor.
fazer exame para medir o iodo, qualquer lab faz, iodo demais causa hipotiroidismo, iodo de menos tbém causa.
cuidar com a quantidade de sal nas comidas, melhor comer com pouco sal.
DORMIR BASTANTE, O MAIS QUE PUDER E FAZER EXERCIOCIOS FISICOS E BOM SEXO!
aquecer o metabolismo!
os "médicos" têm receitado hormonios sintéticoscom muita leveza, como se fossem chá de camomila!
eu contrariei a opiniao de 4 medicos e depois do mineralograma tomo os suplementos acima da marca americana SOLGAR, q são os melhores!

Seneide disse...

Seneide -Meu exame de tireóide deu 1,9 tenho depressão, tremor nas mãos, inchaço nas pernas, Tomo uma montha de remédios, comeceiapouco tomar o Puran-T4-88mg. E os remédios aumentam cada vez mais. Como posso me livrar deles?

Laninha disse...

Olá.. eu gostaria de saber se você já publicou matérias sobre alimentos naturais que controlam o hipotireidismo.. sofro muito com isso a anos.. após Ronaldo, as pessoas ainda ficam tirando sarro, dizendo que a doença é uma fuga para não emagrecer ! Eu tento.. mas não resolve muito, me ajudem ! To cansada...

Mauricéia disse...

Não podemos brincar com a saúde, antes de tudo é necessário se ouvir o que os especialistas falam sobre o problema da tireoide. Aprendi que a moderação e sensatez é o caminho para se resolver muitos problemas que o ser humano é acometido. Também venho sentindo estes mesmos sintomas descritos pelas amigas, mas confio em Deus e no profissional de saúde que, como instrumento divino, estudou para nos ajudar na cura de diversas enfermidades. Então, ainda que façamos uma boa dieta, 3 tenhamos conselhos de amigos sobre a questão,NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE SER ACOMPANHADA POR UM ENDOCRINOLOGISTA, agir com precaução é o CAMINHO DO SUCESSO, SOBRETUDO SABER QUE DEUS ESTÁ CONTRIBUINDO PARA QUE SEJAS CURADO(A) DA MANEIRA CORRETA!

Cezar disse...

Cezar!
Há menos de um ano foi constatado em mim que tenho hipotireoidismo, e gostaria de saber se há algum tratamento natural para a cura total.
Obrigado pela atenção!

Cezar disse...

HIPOTIREOIDISMO TEM CURA?
SE TEM, QUAL MEDICAMENTO A USAR? EXISTE MEDICAMENTOS NATURAIS COMO: ERVAS, CHÁS, RAIZES, ETC... QUE CURA DEFINITIVAMENTE ESTE DESCONTROLE DA TIREÓIDE QUE É O HIPOTIREOIDISMO?

maria disse...

olá sofri muito até descobrir que tinha hipertiroidismo,foram varios tratamentos,fui a luta ,um dia lendo uma revista descobri que tinha um tipo de gastrite que não deixava a vitamina do complexo B se estalar no corpo,comecei a tomar a vitamina B e suco de agrião com limão,em dois anos meus exames começou a dar negativo e me livrei do remédio,também cuidei da gastrite,agora depois de sete anos boa,passei por um problema emocional e a gastrite voltou e o hiper também agora vou fazer tudo de novo,espero que eu tenha o mesmo resultado e fique mais sete anos sem remédio.

Katia Simone disse...

oi eu tenho todos esses sintomas principalmente intolerancia ao calor transpiro demais e passo ate vergonha por isso, outro eo cansaço, dores musculares e um dos meus joelhos incha e mal consigo pisar no chao; outra coisa que acontece e minha cabeça nos dois lados acima da orelha eu pareço que vou enlouquecer parece que eu me balancei num desses brinquedos de parque me arrodiei ate ficar com a cabeça pesada e confusa entende queria saber se essa sensaçao nao e um problema causado pela tireoide estou preocupada pois nao consigo sair mais de casa nao gosto da luz do dia nao consigo sair mais da cama, pois sinto me cansada com dores pelo corpo todo parecendo uma gripe das fortes a pouco fiz um exame estou a espera do resultado mas se souberem algo vou aguardar pela sua opiniao obrigada katia.

Carina disse...

Estrela Paulinha ou Gisele Pieve

A solução italiana podem me a indicar, s.f.f. para o meu email: carinaoliveira.pt@gmail.com
agradeço imenso
obrigada

Paulo Cesar disse...

Estrela Paulinha, gostaria de receber o nome do medicamento e mais informações do remedio italiano para tireoide. Por favor me mande no email marapalmac@hotmail.com

Obrigada

Kris e Alex disse...

estrela paulinha tbm goataria de receber vendascartec3@hotmail.com por favor, há 5 anos tento engravidar e nao consigo por causa da hipotireoidismo. obg