Como prevenir ou minimizar problemas da tireoide | Cura pela Natureza.com.br

Como prevenir ou minimizar problemas da tireoide

-->
A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo.

Ela produz hormônios que, entre outras funções, regulam o metabolismo.

Quando ela não funciona adequadamente, pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até graves desequilíbrios que podem trazer risco à vida.

A seguir, alguns alimentos que previnem e minimizam problemas da tireoide.


COMA MAIS PEIXE

Crie o hábito de comer peixe, principalmente de águas frias e profundas do oceano. Além de ricos em ácidos graxos ômega-3, são excelentes fontes de iodo, fundamental para o funcionamento da glândula tireoide, bem como de minerais como selênio e magnésio.

Atenção!

O mercúrio pode ser encontrado em níveis elevados em alguns tipos de peixe, como o peixe-espada, o atum e o espadarte (peixes de água profunda).

A Food Standards Agency do Reino Unido aconselhou recentemente as mulheres grávidas e as crianças a não consumir esses tipos de peixe, pois o mercúrio pode danificar o sistema nervoso do feto e aumentar o risco de envenenamento em crianças pequenas.

Os peixes com maior teor de mercúrio são o cação, o peixe-espada (branco e preto), o espadarte e o atum. Os peixes grandes e predadores de águas profundas são mais ricos em mercúrio do que os peixes pequenos. Por isso, é bom evitar os peixes anteriormente citados (não comer mais de duas vezes por semana) e o fígado de todos os peixes, bem como preferir os peixes pequenos. Esta regra é válida sobretudo para as mulheres grávidas.

Para saber mais sobre metais pesados em peixes, acesse
http://saude.abril.com.br/edicoes/0261/nutricao/conteudo_87706.shtml?pagin=2

REDUZA O AÇÚCAR
Minimize o consumo de açúcar e farináceos, pois altos níveis de açúcar no sangue podem desregular o funcionamento da glândula tireóide.

CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM IODO

O iodo é necessário, em pequenas quantidades, para a função da glândula tireoide, assim como para o metabolismo das gorduras, produção de hormônios sexuais e uma série de processos bioquímicos. Cãibras musculares, dores de cabeça, depressão, pés frios, mãos geladas e ganho de peso podem ser sinal de deficiência dessa substância. Deficiências de iodo podem aumentar a suscetibilidade para doenças como câncer de mama e pólio.

Alguns alimentos ricos em iodo:
  • frutos do mar;
  • sal não refinado;
  • algas marinhas;
  • caldo de peixe caseiro;
  • manteiga (não margarina);
  • abacaxi;
  • alcachofra;
  • aspargos;
  • verduras de coloração mais escura.
Para que possa ser utilizado pelo organismo, o iodo requer níveis adequados de vitamina A, que são obtidos com a ingestão moderada de manteiga e gorduras de origem animal (de animais criados soltos, e não em cativeiro ou à base de ração).

O iodo em excesso pode ser tóxico para o organismo, por isso não se recomenda o consumo excessivo de algas ou de sal iodado.

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ALGAS

Quanto às algas marinhas, embora elas sejam ricas em iodo e uma série de outros minerais, seu consumo excessivo pode causar intoxicação pelo próprio iodo.

Além disso, algumas pessoas não têm a enzima capaz de digerir o carboidrato complexo presente nas algas e muitas algas comerciais são tratadas com pesticidas e fungicidas durante o processo de secagem e armazenamento, razão pela qual é importante se conhecer os métodos utilizados pelo fabricante da alga.

Por fim, recomenda-se deixar as algas in natura de molho por um período de 6 horas, a fim de auxiliar a digestão.

CALDO DE CABEÇA DE PEIXE

Prepare caldo de peixe em casa, à moda dos nossos ancestrais, utilizando carcaça e cabeça, ricas em minerais, inclusive iodo. Além disso, a cabeça de peixe é fonte direta de hormônios da tireoide, além de outras substâncias que nutrem essa glândula.

Quatro mil anos atrás, os médicos chineses rejuvenesciam seus pacientes idosos com sopa feita com a tireoide de animais. Segundo os textos antigos, esse tratamento ajudava os pacientes a se sentir remoçados, com mais energia e capacidade mental. Na Inglaterra do período vitoriano, os médicos prescreviam sanduíches especiais de tireoide crua para seus pacientes mais doentes. Tal sanduíche não oferece o menor apelo ou atração para nosso paladar, mas as sopas e molhos feitos com caldo de peixe caseiro são uma delícia! Um “remédio” impossível de recusar!

Algumas pesquisas indicam que até 40% das pessoas podem estar sofrendo de alguma deficiência da glândula tireóide e de seus respectivos sintomas: fadiga crônica, ganho de peso, dificuldade de perder peso, resfriados e gripes freqüentes, unhas quebradiças, cabelos fracos, dificuldade de concentração, dores de cabeça, depressão e uma série de complicações mais sérias, como doenças cardiovasculares e câncer. Por que então não incluir um caldo de peixe caseiro em sua dieta sempre que for possível?

OVA DE PEIXE
Inclua ovas de peixe na sua alimentação. As ovas sempre foram valorizadas pelos povos primitivos pela sua capacidade de prevenir problemas da tireóide, promover a fertilidade e nutrir mulheres grávidas e crianças em fase de crescimento.

VERDURAS CRUAS
Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente na produção de hormônios da tireoide. Entre essas verduras estão repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre. Para neutralizar esse efeito potencialmente prejudicial à tireoide, basta cozinhar essas verduras, ligeiramente, no vapor, em água ou em sopas. Ocasionalmente, pode-se – e até se deve – consumir essas verduras cruas, pois somente quando cruas elas têm importantes propriedades anticâncer (por causa daqueles mesmos glucosinolatos, que são neutralizados pelo cozimento). A sabedoria está em não consumi-las cruas diariamente, mas sim ocasionalmente.

Lembre-se: Prefira as verduras sem agrotóxico ou, na impossibilidade de tê-las, deixe-as de molho em água com bicarbonato de sódio (leia matéria publicada neste blog).

GRÃOS, CEREAIS E SEMENTES INTEGRAIS

Consuma grãos, cereais e sementes integrais que tenham sido deixados de molho por 7 a 24 horas, em água com gotas de limão ou 1 colher (sopa) de soro de iogurte. Faça isso com feijão, arroz integral, grão-de-bico, lentilha, trigo, aveia e todos os grãos e cereais que você consumir. Esse procedimento neutraliza substâncias potencialmente prejudiciais à tireóide, denominadas antinutrientes. O único grão que não obedece a essa regra é a soja, pois seus antinutrientes não são neutralizados por tais procedimentos. Por essa razão, seu consumo deve ser evitado ao máximo.

Texto adaptado de:
http://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca/enx_tireoide2.htm


Veja aqui um exercício para regular a glândula tireoide:

Leia mais informações sobre o assunto:

14 comentários:

toniandre disse...

olá! Parabéns pelo blog! Existe algum chá ou fitoterapico para combater o hipotireoidismo?
obrigado!!

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Toniandre,
Vou pesquisar e em breve direi.
Obrigada pela participação.

Saúde e muita luz!
Sol

Claudia disse...

Oi, Gostei muito de ler este artigo. Tenho 27 anos e faz 8 meses que tive bebes gêmeos. Devido a alguns de meus sintomas como tremedeira (como se fossem descargas eletricas) me fez ir ao médico e descobrimos que tenho hipotireoidismos agudo. Gostaria de saber se é comum que isso ocorra na minha idade, devido a gravidez e se podem ter consequências para meus bebes. Obrigada pela força

Claudia disse...

oi, gostaria de saber também se o que vocês recomendam como "remédio natural atravez da alimentação" contra problemas da tireóide é para o hipotireoidismo ou hipertiroidismo. Obrigada!

Sol Cavalcanti disse...

Olá, Cláudia.

Seria bom você fazer exame nos bebês para ver se eles têm o problema. Se você está amamentando, cuide bem da alimentação para que eles recebam um leite rico em vitaminas e iodo. Se eles já tomam sopinha, siga as dicas da matéria. É importante você cuidar também da sua mente, fazendo ioga, meditação, relaxamento. Há uma matéria aqui sobre exercício para ativar a tireóide:

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/exerccio-para-ativar-tireide.html.

Leia mais sobre o assunto em:
http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/tireide-conhea-melhor-essa-glndula.html

http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_mulher/tireoide_gravidez.asp


O tratamento indicado aqui é para fazer a glândula tireóide trabalhar corretamente, pois, se ela está "ajustada", "regulada", a pessoa não terá problemas nem de hiper nem de hipotireoidismo.

Saúde e paz!

Eliana disse...

ola meu nome e Eliana ,estou com hipetireodismo sinto muito entalo como se uma coisa estivesse na garganta,quando estou sentindo sinto muita vontade de comer ,e grave agente sentir isso , fico com os nervos a flor da pele?obrigado.

teresinha disse...

Bom Dia! Gostei bastante deste documentário,pois eu estva totalmente errada nos meus alimentos.De agora em diante vou reformular os meus conseitos alimentícios.Grata e continuem nos orientando .

teresinha disse...

Bom Dia! Como gostei de ler esta matéria,estava fazendo tudo errado agora sim vou melhorar tudo que como.Obrigado por vcs ter colocado estas matérias em seu blog.Grande abraço.Eu Teresinha.

JOSIANE disse...

OLÁ MEU NOME É JOSIANE MOREIRA A MINHA MÃE DESCOBRIU QUE TEM TIRÓIDE A DOIS MESES QUERO SABER QUE CUIDADOS ELE TEM QUE TER PRINCIPALMENTE COM A ALIMENTAÇÃO?
AGUARDO A SUA RESPOSTA DESDE JÁ AGRADEÇO
ATT JOSIANE MOREIRA DOS SANTOS
MONTES CLAROS MINAS GERAIS

Iluminada disse...

Esse Blog vai ajudar muita gente. Mais uma vez eu li os comentários e desejo também dar as minha contribuiçãoes do que já passei com a Hipotireoidismo. para diminuir o calor excessivo que me causava impaciencia eu tri todas as bebidas que contém cafeina. café, chocolate, refrigerantes todos.Optei por ser adpta somente dos peixes. Graças a Deus fiqui livre do calorão que me incomodava de um jeito que eu não podia usar maquiagem. Pense você em pleno ar condicionado sentindo frio? Mas esra assim a minha vida. sem falar na ansiedade e impaciência que tomava conta da minha vida. Mas se tomar os hormônios direitinho e acompnhada com nutricionista e uma psicológa ou psicanalísta a coisa fica legal. Eu lutei e conseguir e todos que assim fizerem vão conseguir também.

jaquix disse...

oi meu nome é jaqueline tenho 25 anos tenho tireoide esta semana pra ka eu comeceu sentir uma coisa estranha na minha garganta parece q tem uma agulha espetando a minha gargando eu queria saber se é normal isto eu tou muito assustada com isto me ajude!obrigada se vc me da uma resposta

andreia disse...

Olá , descobri hoje que tenho hipotireoidismo e tenho muitas dúvidas,meu maior medo é de fazer cirurgia.Existe essa possibilidade?Aguardo anciosamente a resposta....desde já obrigada!!!!!

Milene Bom disse...

Olá,g, tenho a hipo e ainda não fui na endocrinologista, minha ginecologista que descobriu isso. Minha hipo está 20,403,tenho tambem essa sensação de ter alguma coisa na minha garganta,tenho inchado bastante, gostaria de saber se tem algum perigo, pois ainda não procurei ajuda.Adorei as informações do blog. Obrigada!!

Luma Luz disse...

estou completamente assustada porque meu exame deu tiroide
tem tratamento??
gislaine
gis_pedroso@hotmail.com