O poder de cura do limão | Cura pela Natureza.com.br

O poder de cura do limão

-->

Estudos constataram que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização da acidez do meio humoral, pois o ácido cítrico presente no limão é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

Além disso, os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.

Quando tomado pela manhã em jejum, descongestiona e desintoxica o organismo.


É útil no combate às diversas patologias reumáticas e artríticas, além de aumentar a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.


Regenera os tecidos inflamados das mucosas, estimulando o funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo.

Nas afecções gastrintestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e contribuem para gerar ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É amigo do pâncreas, expurga e tonifica o fígado e a vesícula.

Relativamente ao aparelho geniturinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

Indicações de uso interno 

Asma, enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve-se reduzir o consumo de proteínas).
Infecções pulmonares, tuberculose pulmonar e óssea, bronquite crônica, constipação e gripe.
Afecções cardiovasculares, varizes e flebites.
Fragilidade capilar, dermatites, prurido, eczema e despigmentação.
Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.).
Febre (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco).
Gastrite, dispepsias e aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca).
Úlceras de estômago e do duodeno, esofagite de refluxo.
Insuficiência hepática e pancreática, icterícia e congestão hepática (utilização e quantidade adaptadas a cada caso).
Disenteria, diarréia, febre tifóide e hemorróidas.
Colite, meteorismo e parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar).
Fortalecimento da visão, glaucoma e hipertensão ocular.
Hemorragias, hemofilia e escorbuto.
Astenia, anemias e desmineralização (aumenta a capacidade imunológica).
Amamentação, obesidade e disfunções metabólicas (reequilibrante).
Hipertensão arterial, hipotensão arterial (regulador da pressão).
Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas).
Diabetes, leucemia (preventivo), cancro (preventivo), enfarte (preventivo), trombose, embolia (preventivo).
Esclerose, arteriosclerose, doenças reumáticas e artrite.
Descalcificação, linfatismo e ascites.
Retenções urinárias e litíase urinária e biliar.


Indicações de uso externo

Cefaléias (colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas).
Febre do feno, sinusites e anginas.
Hemorragias nasais e otite.
Estomatite, glossite, afta e sifílides bucais.
Blefarites, terçóis e herpes.
Dermatoses (erupções, furúnculos, etc.), feridas infectadas e picadas de inseto.
Verrugas, seborréia facial.
Unhas quebradiças e pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa).
Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro).
Tonificante corporal (juntar suco de limão espremido à água do banho).


Composição

Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%).

Existem cerca de 70 variedades, todas portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo.

Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca, e vitamina A na polpa fresca e no sumo.

É riquíssimo em vitamina C (40mg a 50mg/100gr de fruto), que beneficia o desempenho das glândulas endócrinas. Por isso a sua ingestão diária é indispensável.

Tem vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I, que é um preventivo das pneumonias.

Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos, como cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.

Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítrico e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e citratos de potássio e de sódio.

Apresenta glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como sacarose.

Tratamento intensivo com suco de limão (a cura do limão)

O tratamento intensivo com o limão ou "cura do limão" é especialmente indicado nos casos de reumatismo e doenças afins, asma, enfisemas, doenças agudas, afecções do sistema digestivo e doenças crônicas.

Toma-se em jejum o suco puro de um limão sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até se chegar ao suco de 10 limões.

A partir do 10º. dia, decrescem-se as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º. dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas um limão.

Importante
Tomar o suco com canudo, para evitar o contato com os dentes e o sabor acentuado.

Observe se seu corpo reage bem.

Se não, interrompa o tratamento ou pare na quantidade máxima de limões tolerada por seu organismo.

Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo antes de se expor ao sol.

Caso contrário, vão se formar manchas escuras na pele.

De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evite tomar sol diretamente e não se esqueça de usar filtro solar.

Texto adaptado de http://www.ahau.org/curalimao.0.html.

22 comentários:

camila disse...

Oi tudo bem? Me chamo célia e adorei essa matéria sobre limão pois estou grávida e tenho pressão alta,adorei saber que o limão faz bem pra pressão,agora vou passar a usalo mas sem sal é claro!!!Bjsfiquem com deus!!!

Sol Cavalcanti disse...

Que bom, Camila.

Desejo-lhe muita saúde e um bebê muito saudável. Que Deus ilumine você e todos os seus.

Abraço.

paula disse...

Sol, essa cura do limao eu posso fzer pra tratar do meu problema de candidiase? Responde logo rsrs

Mario disse...

Paula, seu problema não é muito dificil de resolver como se parece. PRIMEIRO: Você precisa ir ao seu ginecologista; mas só isso não basta. O tratamento passado por ele será muito importante, contudo, não será suficiente para resolver seu problema. Por isso, segue algumas sugestões muito importante que deverão ser seguidas rigosamente junto com tratamento passado pelo seu médico: Leite Fermentado (Yakult ou outro) diariamente (Qtde: 02 frascos); machucar bem alho no seu prato e colocar feijão quente por cima, depois acrescentar o restante dos itens do seu almoço (Feijão quente por cima é para diminuir cheiro e sabor do alho), importante comer diariamente no almoço, vinagrete (cebola também é um excelente fungicida e em vez de colocar vinagre, usar gotas do sumo do limão); tomar leite pasteurizado TIPO A todas as noite; comer 01 maçã por dia; tomar chá de canela, cravo e maçã (Chá deve ser tomado sem acuçar) no lugar de café; importante tinturar linhaça (pode triturar com o liquidificador) e fazer parte de sua dieta no almoço todos os dias; comer aveia diariamente ou alternadamente; tomar suco de limão todas as manhãs (sem açucar); comer saladas cruas com azeite de oliva extra virgem diriamente ou alternadamente (temperar salada com sumo de limão); tomar iogurte regularmente (activia de preferÊncia); tomar bastante água de 2L a 3L por dia (pode revesar com suco sem acucar). Esta dieta, você deve seguir rigosamente por no mínimo por 03 meses a 6 meses. Alimentos que será proibido durante este período: Açucar ou adoçante; balas ou doces; paes, biscoitos e todo produto com trigo e fermento; não usar café e nem chocolates; não usar alimentos com vinagre. Se seguido a risca todos estes itens, você ficará boa da candidíase, além disso, sua saúde vai melhorar como um todo. Obs.: Candidíase é um fungo, que em excesso traz sérios transtornos a nossa saúde caso não seja cuidado. é um assunto que requer séria atenção!

Mario disse...

Paula, um detalhe muito importante: seu parceiro também precisa se cuidar, senão nada vai adiantar, porque você vai sofrer reinfecção. Durante o tratamento passado pelo médico, não fazer sexo; e depois disso, en quanto ficar comprovado a sua cura e da parceiro, fazer sexo só com preservativo. Candidiase é um problema que se cura com bastante esforço e empenho.

Sol Cavalcanti disse...

Paula,

A cura do limão ajuda, mas sozinha não cura. É preciso alcalinizar o sangue comendo alimentos naturais e evitando certos alimentos.

Abraço.

Sol Cavalcanti disse...

Mário,

Obrigada pela participação.

Só queria frisar que o tratamento à base de antibióticos e pomadas piora a situação, sobretudo quando o organismo está comprometido. O melhor é se fortalecer que o corpo se encarrega do resto. Claro que o corpo não vai se fortalecer da noite para o dia, mas gradativamente, daí a importância do cuidado com a alimentação.

Abraço.

saray dos santos disse...

Mário,muito obrigada pelas dicas,elas com certeza ajudarão muitas pessoas que tem Candidíase.
Achei DEZ seu comentário.Abraços!!

Sara Romano

Vagner Macson disse...

Ola Sol, gostaria de saber se o tratamento de 19 dias com o limão pode me ajudar em relação a febre reumática? Desde já agradeço e que o Senhor Deus possa continuar te abençoando. Vagner

Solange Lutibergue disse...

Sim, Vagner, vai ajudá-lo.

Veja outras matérias sobre o assunto copiando os links abaixo:

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/05/tratamento-natural-do-reumatismo.html

Abraço e luz.

Flá disse...

Olá
Agora fiquei super em dúvida: dizem que se deve evitar as frutas cítricas no caso de gastrites e esofagites, e o limão é uma das frutas mais ácidas que há!! Por quê ele em jejum não faz mal como a laranja, o abacaxi? Por favor gostaria de uma resposta, pois quero usar o limão mas fico com medo de piorar minha gastrite. Obrigada!

Ceiça disse...

Olá! Sofro há mais ou menos 10 anos de refluxo e minha vida, desde então, não passa de endoscopias > dietas >Pantoprazol/Omeprazol. Quando o refluxo se acentua tomo logo um destes por 1 ou 2 meses. Mas basta um descuido que em apenas 1 minuto, 2 meses de tratamento vai pelo ralo! Sem falar que sempre que o refluxo ataca, fico com um gosto amargo na boca e com um hálito horrível! Quero saber como devo usar o limão ao meu favor. Obrigada. Deus abençoe você!

mistica disse...

O limão pode fazer mal mas muito cuidado ele é o pior inimigo, se tomar em jejum, você pode ter uma gastrite ou ulcera maligna no estomago que pode custar a tua vida meu pai fez um tratamento toma um hoje 2 amanha e vai aumentando até chegar no 10, infelismente ele estava bem.
até que uma dor horrivel tomou conta do estomago ele procurou um médico especialista do estomago e descobriu que o estomago estava cheio de feridas sangrentas ele estava com ulcera por isso que ele sentia muitas dores, ainda bem que ele procurou o médico cedo se não ele estaria morto,porque isso leva a morte, cuidado o limão não faz bem isso é um mito, dizendo que faz bem.

mistica disse...

cuidado o limão não faz bem a saúde ainda mais tomando em jejum,meu pai fez o tratamento com o limão,e no fim do tratamento ele teve forte dores no estomago e não parava de doer ele procurou um médico especialista do estomago, e descobriu que estava com o estomago cheio de feridas sangrentas devido a acidez do limão abriu uma ulcera no estomago dele, se ele demorasse procurar o médico ele estaria morto
o limão não faZ bem cuidado porque isso é um mito que ele cura todos os problemas cuidado...

Elaine disse...

oi boa tarde.meu nome tatiane e eu gostaria de saber,quanto tempo antes do desjejum eu tenho que tomar o limão,pois alguns dizem 2hs antes e outros dizem 20 min, qual é a forma correta?obrigado

Guia de Saude Beleza disse...

Excelentes dicas sobre o benefício do limão. Parabéns!

tathyana disse...

olá mim chamo tathy tenho refluxo e quero muito saber se fazendo o tratamento com o suco do limão vou piora ainda mais. afinal limão tem acido tenho muita duvida por favor mim ajude brigadinho

Suely disse...

Eu pesava 72k e lí num livro antigo"As plantas curam",sobre o tratamento com o limão e resolví fazê-lo. Eu tenho 1.50m de altura,imagina o meu desespero para emagrecer e além disso tinha problemas de esofagite e refluxo.Comecei o tratamento e com poucos dias já tive uma grande melhora digestiva. No 10°dia eu já havia emagrecido uns 10kgs e quando terminei o tratamento,perdi aproximadamente 20kgs,mas continuei emagrecendo pós tratamento e fiquei com um peso que achei ideal pra mim, ou seja 47kgs. Isso foi a 4 anos e desde então eu tomo um limão por dia e nunca mais engordei e nem peguei um resfriado. Detalhe importante,eu nunca tomei o limão em jejum, sempre foi depois do almoço. Espero ter ajudado.

andreza disse...

adorei este tema sobre limao como ja foi dito em sua materia ele e bom pra asma,pois assim minha menina sofre frequentemente de crises que ate entao os medicos dizem ser bronquite cronica e com isso sua garganta tambem vem inflamando com frequencia tenho medo da frequencia de antibioticos que vem tomando por isso gostaria de saber se poderei dar o limao e se tambem tenho outros meios a recorrer alem do limao obrigada
assinada andreza

Tina disse...

Aliás, o limão faz bem ou mal, tomando sem açucar todos os dias ? uns falam que dar problemas no estomago, outros falam que faz bem para uma série de problemas e aí ?

Thina - S.Paulo

bigode disse...

oi sou inpertence descobri pocos dias quantas vezes devo tomar o suco do limão por dia ?

DARLAN BLOHEM disse...

Faca uso do cha de espinheira santa. usei e me curei. Prepare um litro e beba ao londo do dia. Quatro colheres rasas de sopa para um litro de agua.