Algumas ervas e suas indicações | Cura pela Natureza.com.br

Algumas ervas e suas indicações

-->

AÇAFRÃO

Tem propriedades digestivas, equilibra as funções do intestino e pode aliviar as dores menstruais. O chá da raiz, quando esfregado nas gengivas do bebê, serve para aliviar a dor dos dentinhos nascendo.


AIPO

É rico em potássio, excelente alimento para atletas, ajuda no controle da pressão arterial, tem efeito diurético, calmante e é anticancerígeno.


ALECRIM

Seu chá funciona como um tônico cardíaco, equilibra a pressão sanguínea, alivia as dores de cabeça reumáticas, auxilia nos estados de depressão e na digestão.


ALHO

Anti-reumático, auxilia no combate à diabete, combate a hipertensão arterial, funciona como desinfetante intestinal, ameniza a tosse, asma, bronquite, irritação na garganta e dores nas costas.


BANCHÁ

Diurético, melhora a digestão, "limpa" o fígado, ajuda no processo de emagrecimento e tem substâncias antioxidantes.


CAMOMILA

Para as crianças é especial para os problemas de digestão e vermes. Seu chá diminui as dores musculares, a tensão menstrual e a insônia. Misturado ao chá de hortelã e adoçado com mel, combate gripes e resfriados. Na cosmética é usado também para clarear os cabelos.

CANELA

Em forma de chá, é um ótimo tônico estomacal e tem o poder de aliviar os gases intestinais.


CEBOLA

Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, derrame e hipertensão arterial, além de combater a asma e bronquite crônica. O chá forte da casca da cebola serve para clarear os cabelos.


CEBOLINHA E SALSA

Na forma de chá são úteis para poros abertos, olhos inchados, acne juvenil e sardas. Também são uma grande fonte de vitamina C e cálcio e excelente para os rins.


CHEIRO-VERDE

Estimula a digestão.


COENTRO

Acalma os males do estômago e tem efeito sedativo.


COLORAU

Expectorante, atua contra bronquite, faringite e inflamação nos olhos, e ainda funciona como laxante.


COMINHO

Ajuda na digestão e evita a formação de gases.


CRAVO

Tem poder analgésico, anestésico e digestivo. Quando mastigado, ajuda a melhorar o hálito.


ERVA-DOCE

Tem ação diurética, digestiva, intestinal (gases e cólicas intestinais). Acalma a excitação nervosa e a insônia. Alivia as cólicas de recém-nascidos (fora do período de amamentação).


ESTRAGÃO

Tem efeito digestivo, alivia gases intestinais e é um ótimo anti-séptico do tubo digestivo.


HORTELÃ

Tem a propriedade de baixar febres, diminuir dores, além de ser calmante, digestivo e ótimo para vermes em crianças.


GENGIBRE

Ótimo estimulante digestivo, ajuda a equilibrar as gorduras e proteínas animais do corpo. Indicado também para o tratamento da asma e bronquite além de melhorar o hálito.


GERGELIM

Combate o esgotamento mental, a perda de memória, o estresse, a depressão, a irritabilidade, além de prevenir o enfarto e a trombose.


LOURO

Auxilia no combate a bronquites, reumatismos, gripes, problemas digestivos e cólicas.


MANJERICÃO

Tem efeito sedativo, por essa razão seu chá e usado para combater a dor de cabeça nervosa, gastrite, enxaqueca e instabilidade. Gargarejos e bochechos com o chá morno fazem sumir as aftas.

MANJERONA


O óleo quente com essa erva amassada aplicado nas juntas doloridas alivia o reumatismo e a artrite. Seu chá tem efeito calmante.


MOSTARDA

Estimula o metabolismo e a produção de energia, protege a pele, fortalece as defesas do organismo e também é descongestionante e expectorante.


NOZ-MOSCADA

Tem propriedades afrodisíaca, antiinflamatória, digestiva e diurética.


ORÉGANO

Seu chá é excelente para enjôos do mar.


PÁPRICA

Tem a propriedade de agir como estimulante digestivo.


PIMENTAS

Estimulam a circulação, queimam calorias e são um poderoso analgésico para dores de cabeça quando inaladas. Seu uso em excesso, porém, agride o estômago.


SÁLVIA

Seu chá morno alivia gengivas irritadas, aftas e dores de garganta.


SENE OU SENA

Excelente laxante, porém não deve ser utilizado a longo prazo nem deve ser utilizado por gestantes. Deve-se usar uma pequena quantidade. Quando fizer o chá de sene, coloque umas folhinhas de boldo, para não agredir o fígado.


TOMILHO

É um tônico estimulante das funções digestivas e um ótimo regulador intestinal.