Algumas ervas e suas indicações | Cura pela Natureza.com.br

Algumas ervas e suas indicações

-->

AÇAFRÃO

Tem propriedades digestivas, equilibra as funções do intestino e pode aliviar as dores menstruais. O chá da raiz, quando esfregado nas gengivas do bebê, serve para aliviar a dor dos dentinhos nascendo.


AIPO

É rico em potássio, excelente alimento para atletas, ajuda no controle da pressão arterial, tem efeito diurético, calmante e é anticancerígeno.


ALECRIM

Seu chá funciona como um tônico cardíaco, equilibra a pressão sanguínea, alivia as dores de cabeça reumáticas, auxilia nos estados de depressão e na digestão.


ALHO

Anti-reumático, auxilia no combate à diabete, combate a hipertensão arterial, funciona como desinfetante intestinal, ameniza a tosse, asma, bronquite, irritação na garganta e dores nas costas.


BANCHÁ

Diurético, melhora a digestão, "limpa" o fígado, ajuda no processo de emagrecimento e tem substâncias antioxidantes.


CAMOMILA

Para as crianças é especial para os problemas de digestão e vermes. Seu chá diminui as dores musculares, a tensão menstrual e a insônia. Misturado ao chá de hortelã e adoçado com mel, combate gripes e resfriados. Na cosmética é usado também para clarear os cabelos.

CANELA

Em forma de chá, é um ótimo tônico estomacal e tem o poder de aliviar os gases intestinais.


CEBOLA

Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, derrame e hipertensão arterial, além de combater a asma e bronquite crônica. O chá forte da casca da cebola serve para clarear os cabelos.


CEBOLINHA E SALSA

Na forma de chá são úteis para poros abertos, olhos inchados, acne juvenil e sardas. Também são uma grande fonte de vitamina C e cálcio e excelente para os rins.


CHEIRO-VERDE

Estimula a digestão.


COENTRO

Acalma os males do estômago e tem efeito sedativo.


COLORAU

Expectorante, atua contra bronquite, faringite e inflamação nos olhos, e ainda funciona como laxante.


COMINHO

Ajuda na digestão e evita a formação de gases.


CRAVO

Tem poder analgésico, anestésico e digestivo. Quando mastigado, ajuda a melhorar o hálito.


ERVA-DOCE

Tem ação diurética, digestiva, intestinal (gases e cólicas intestinais). Acalma a excitação nervosa e a insônia. Alivia as cólicas de recém-nascidos (fora do período de amamentação).


ESTRAGÃO

Tem efeito digestivo, alivia gases intestinais e é um ótimo anti-séptico do tubo digestivo.


HORTELÃ

Tem a propriedade de baixar febres, diminuir dores, além de ser calmante, digestivo e ótimo para vermes em crianças.


GENGIBRE

Ótimo estimulante digestivo, ajuda a equilibrar as gorduras e proteínas animais do corpo. Indicado também para o tratamento da asma e bronquite além de melhorar o hálito.


GERGELIM

Combate o esgotamento mental, a perda de memória, o estresse, a depressão, a irritabilidade, além de prevenir o enfarto e a trombose.


LOURO

Auxilia no combate a bronquites, reumatismos, gripes, problemas digestivos e cólicas.


MANJERICÃO

Tem efeito sedativo, por essa razão seu chá e usado para combater a dor de cabeça nervosa, gastrite, enxaqueca e instabilidade. Gargarejos e bochechos com o chá morno fazem sumir as aftas.

MANJERONA


O óleo quente com essa erva amassada aplicado nas juntas doloridas alivia o reumatismo e a artrite. Seu chá tem efeito calmante.


MOSTARDA

Estimula o metabolismo e a produção de energia, protege a pele, fortalece as defesas do organismo e também é descongestionante e expectorante.


NOZ-MOSCADA

Tem propriedades afrodisíaca, antiinflamatória, digestiva e diurética.


ORÉGANO

Seu chá é excelente para enjôos do mar.


PÁPRICA

Tem a propriedade de agir como estimulante digestivo.


PIMENTAS

Estimulam a circulação, queimam calorias e são um poderoso analgésico para dores de cabeça quando inaladas. Seu uso em excesso, porém, agride o estômago.


SÁLVIA

Seu chá morno alivia gengivas irritadas, aftas e dores de garganta.


SENE OU SENA

Excelente laxante, porém não deve ser utilizado a longo prazo nem deve ser utilizado por gestantes. Deve-se usar uma pequena quantidade. Quando fizer o chá de sene, coloque umas folhinhas de boldo, para não agredir o fígado.


TOMILHO

É um tônico estimulante das funções digestivas e um ótimo regulador intestinal.

3 comentários:

Amor e outros delírios disse...

Nossa... adorei teu blog! Estou seguindo. Gostei mto das informações sobre os benefícios e propriedades das ervas. Eu AMO chás! Obrigada pelas informações.
Um beijo grande!
Marie
amoreoutrosdelirios.blogspot.com

Janice disse...

Quero te agradecer por esse blog.Realmente, ele tem feito diferença em minha vida. Tiro duvidas, aprendo muito com seus post.
E tenho divulgado ele para meus conhecidos.

Janice.

andreza disse...

adorei todas essas informaçoes enfim sou amante da natureza e dos seus poderes curativos o site esta bem, resumido enfim gostaria de saber como prepar cha para bronquite cronica com todas as informaçoes que obtive aqui obrigada